Destacar a importância da educação como pauta prioritária no Brasil e o quanto a comunicação integrada tem o poder de multiplicar esforços e mudar realidades.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Nas últimas décadas, o Brasil promoveu um forte processo de inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas. Entretanto, uma significativa parcela da população continua excluída.
A pandemia de covid-19 abalou o cenário escolar e contribuiu para que muitas crianças brasileiras ficassem fora da sala de aula.
É o que revelou a pesquisa “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo UNICEF em parceria com o IPEC, que trouxe informações inéditas sobre exclusão escolar, retomada da aprendizagem e
saúde mental dos estudantes.
O desafio da educação como prioridade:
Promover o compromisso
Do Estado de seus representantes em colocarem o assunto como prioridade de suas pautas. E conscientizar a população a questionar seus candidatos sobre projetos efetivos para a área de educação.
Sensibilizar a opinião pública
Sobre a situação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, descaso e desamparo.
Gerar ampla visibilidade
Em torno do lançamento do estudo realizado pelo UNICEF com o IPEC e, a partir daí, trazer a causa da educação para o centro das discussões do cenário eleitoral de 2022.
Ações realizadas
A solução encontrada foi o desenvolvimento da campanha nacional #VotePelaEducação.
Uma iniciativa que, por meio de múltiplas ações de comunicação e relações públicas, buscou trazer a causa da educação para o centro do debate eleitoral de 2022, a partir da divulgação de dados alarmantes sobre a situação de milhões de crianças e adolescentes brasileiros cujos direitos à educação não são plenamente preservados no país, estimulando, assim, os eleitores a privilegiarem propostas de governo que tratassem a educação como prioridade.
O estudo mostrou que 1 em cada 10 meninas e meninos de 11 a 19 anos (11%), de diferentes regiões não estavam frequentando a escola no Brasil. Equivalente a cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes da rede pública de ensino com seu direito à educação negado.
Apesar da gravidade deste cenário, o que se observava à época do lançamento do estudo era que, embora estivéssemos a poucos meses das eleições de 2022, quase ninguém estava pautando o tema educação com o destaque devido.
Divulgação Jornal da Globo
Estratégia dividida em duas fases
Monumentos à educação
Ação pública de grande impacto com o objetivo de despertar a curiosidade e chamar a atenção para o tema. Foram inaugurados em três capitais brasileiras (Belém – PA, Salvador – BA e São Paulo – SP) os chamados “Monumentos à Educação”, instalações em formato de sala de aula, com uma professora e estudantes sentados em carteiras formando um círculo. Em um primeiro momento, as instalações sugeriam uma homenagem à educação, mas, poucos dias depois, as estátuas dos alunos desapareciam, mostrando a triste realidade da evasão escolar.
Reprodução G1
Lançamento do Estudo “Educação Brasileira em 2022 – Voz dos Adolescentes”
Aproveitando o buzz dos “Monumentos à Educação”, promover uma ampla divulgação do estudo desenvolvido por UNICEF e IPEC junto aos públicos-alvo estabelecidos: sociedade em geral, formadores de opinião, influenciadores, representantes governamentais e candidatos.
Apostar em um trabalho de relacionamento estratégico, integrado e 360º
Com influenciadores e imprensa, sobretudo veículos do tier 1, que abrangeu ações como: negociação de pautas embargadas, coletiva de imprensa, produção de conteúdo, entre outras.
Toda a ação pública com os monumentos foi amplamente divulgada nos meios midiáticos, incluindo imprensa nacional e local, redes sociais, canais de celebridades que atuam como embaixadores do UNICEF, entre outros.
Case Campeão do Prêmio Jatobá 2023
O case “Vote Pela Educação”, desenvolvido em parceria com o @unicefbrasil, é o Case do Ano 2023 – Regional Centro-Oeste, Case do Ano – Agência Butique e Melhor Campanha de Comunicação 2023.
Resultados
150 +
matérias publicadas em diferentes veículos: TV Globo, TV Cultura, TV Record, Record News, SBT, O Globo, CNN, BBC, G1, UOL, R7, CBN, Bandnews, Exame, Valor Econômico, Folha de S. Paulo.
764 %
foi o aumento de buscas pelo tema Educação durante o mês das eleições.
245 %
de exposição do tema Educação nas redes sociais (Twitter e Instagram). Perfis alcançados: Renato Aragão, Livian Aragão, Isa, Thaynara OG, Lázaro Ramos, Lore Improta, Jessilane Alves.
18 M
milhões de reais em valorização do espaço editorial conquistado.
180 M
milhões de pesquisas sobre Educação nos buscadores online.
59 M
milhões em alcance das postagens sobre o tema nas redes sociais.