[CASE] Kodak - Volta ao Brasil
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A volta da Kodak ao Brasil

Empresa volta ao Brasil em jornada de inovação e nostalgia para eternizar momentos.

 

A Kodak não é apenas uma marca; é um ícone que transformou a fotografia e tocou o coração de gerações do mundo todo e, especialmente, dos brasileiros. Desde que George Eastman fundou a empresa em 1880, seu sonho era simples: tornar a fotografia acessível a todos. Com patentes inovadoras e tecnologias que mudaram para sempre o universo da fotografia, a Kodak se tornou sinônimo de qualidade e confiabilidade, criando laços profundos com seus consumidores.

Mas a história da Kodak é, acima de tudo, de resiliência. Após uma reestruturação e um novo foco em inovação,
a marca renasceu e, em fevereiro de 2024, fez seu tão aguardado retorno ao Brasil, por meio da Brazil Electronics, companhia brasileira que atua com a importação e nacionalização de produtos, estruturação de canais de distribuição e e-commerce.

O retorno foi marcado pelo lançamento da linha Kodak Mini Shot Retro, composta por câmeras instantâneas que também são impressoras de fotos Bluetooth. O relançamento foi estratégico no cenário atual, especialmente pelo fato da valorização da nostalgia e a busca por itens retrô estarem em ascensão.

As novas gerações, embora digitais, encontraram na fotografia impressa uma novidade atraente e tangível. Já as gerações mais velhas puderam reviver memórias e experiências, reforçando a conexão emocional que a fotografia tem com um tempo em que a impressão era a única forma de preservar momentos. Com a retomada, a Kodak conseguiu se destacar também por seu compromisso com a sustentabilidade. Além das câmeras serem tecnológicas, também possuem suprimentos produzidos com plásticos de pós-consumo reciclados.

  • Os desafios do relançamento

  • Gerar ampla visibilidade

    Sobre o relançamento da marca no mercado brasileiro, tendo os influenciadores digitais, celebridades, formadores de opinião e jornalistas, como grupos a serem atingidos

  • Promover o reposicionamento da marca

    Garantindo o equilíbrio na comunicação entre nostalgia e modernidade.

  • Criar e tornar reconhecido o Instagram

    @kodakphotoprinter_br , já que a Kodak tinha acabado de voltar para o Brasil e o seu perfil ainda não tinha seguidores.

Soluções desenvolvidas

Campanha “Momento Kodak”. Uma iniciativa que, por meio de múltiplas ações de PR Digital, levou o público brasileiro a embarcar em uma jornada de inovação e nostalgia para eternizar momentos, estimulando a reconexão com a marca e o desejo pelas
novas câmeras instantâneas. Por meio do relacionamento com influenciadores digitais e outros stakeholders estratégicos, como celebridades, formadores de opinião e jornalistas, foi anunciada a volta da Kodak para o Brasil.

Estratégia

A estratégia adotada focou na construção de relacionamento com influenciadores digitais, por meio de ações de PR Digital que também envolveram a imprensa e as redes sociais da marca. A campanha “Momento Kodak” foi dividida em dois momentos:

Fase 1 – Awareness

  • Buzz MKT: para criar interesse em torno da Kodak e de seu mais novo produto. As câmeras foram enviadas para 10 pessoas, sendo influenciadores, celebridades e jornalistas de tecnologia e lifestyle, antes do lançamento oficial.
  • Evento de Lançamento: para aumentar a visibilidade e gerar conhecimento entre o público-alvo, foi realizado um evento para 50 convidados entre influenciadores digitais e jornalistas, que receberam uma câmera e suprimentos.
  • Seeding: após o evento de lançamento, 30 nomes entre influenciadores e jornalistas receberam, organicamente, um press kit totalmente personalizado com fotos de momentos importantes e uma câmera. O produto foi acompanhado por uma carta que contava sobre o retorno da marca, sua inspiração retrô e seus atributos de sustentabilidade. O influenciador era convidado a fazer um conteúdo em collab com o Instagram oficial @kodakphotoprinter_br.

Fase 2 – Consideração e fidelidade

Embaixador da marca: Três influenciadores com maior fit foram convidados para se tornarem embaixadores e participaram da ação (sem cachê, em troca de receberem o produto). Com base em experiências pessoais, compartilharam de forma espontânea e autêntica suas opiniões com mais de 3 milhões de seguidores.

Experiências: Com o objetivo de manter e intensificar o relacionamento com o público, foi desenvolvido um calendário de datas prioritárias para a realização de ações que proporcionassem experiências. Os influenciadores foram convidados a construir conteúdos orgânicos em suas redes em collab com a marca.

  • Dia das Mães: press Kit personalizado;
  • Dia dos Namorados: parceria com a Roda Rico, maior roda-gigante LATAM; (Confira os bastidores dessa produção)
  • Eletrolar: presença na maior feira de bens de consumo LATAM;
  • Turnê de encerramento da banda Natiruts;
  • Piknic Électronik, festival de música eletrônica.

 

Divulgação

kodak-influenciadores

Reprodução Instagram: Duda Nagle, Bruno Gagliasso e Celso Portioli

Imprensa

kodak-na-imprensa

Kodak na Imprensa

 

Resultados

  • 7 700

    novos seguidores no Instagram

  • 16

    ações com influenciadores

  • 12 +

    Milhões em alcance dos conteúdos

  • 233

    Publicações em 6 meses

  • 119 000

    Interações com conteúdos

  • 67 000

    Curtidas, 31 mil compartilhamentos, 14 mil salvamentos e 7 mil comentários

  • 212

    Matérias publicadas pela imprensa

  • 94 %

    Tier 1 e 2

  • 1 .5

    Milhões de reais em valoração do espaço midiático

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