A Votorantim Cimentos é uma multinacional brasileira com mais de 15 mil funcionários em 14 países.
Na empresa, o tema segurança é tratado como uma prioridade e deve sempre vir acima de qualquer outra atividade. Por isso, anualmente, é realizado o Global Safety Day, uma campanha global em que todos são incentivados a conversar sobre o que pode ser feito para melhorar e também para reforçar seus compromissos com a segurança.
Na edição 2018 da campanha, o catalizador das atividades foi em torno do conceito de accountability, ou seja, a responsabilidade de cada um pelos indicadores de segurança da empresa, independente do setor ou cargo. Aumentando o protagonismo sobre o tema, buscou-se contribuir para a meta de zero acidentes na companhia.
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Comunicação internaSomos responsáveis pelo o que fazemos ou deixamos de fazer e essas ações geram impacto sobre nós, sobre nossos colegas e sobre os resultados da empresa.
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Conceito criativo
Despertar para uma ferramenta que todos temos à disposição e que pode ser a diferença entre deixar um acidente acontecer e evitá-lo: prestar atenção ao seu redor e estar atento a cada ação e decisão.
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O “call to action” defende que todos podem e devem participar ativamente da construção de programas que visam o bem-estar e a segurança de todos e que essa atividade é de responsabilidade de todos (e não só da liderança).
Desafios
A empresa propôs o desafio de não somente despertar para a responsabilidade de cada um sobre a segurança, como também de fazer isso de uma forma global, de forma a atingir todos os países no que se refere a aspectos da identidade cultura de cada um deles, incluindo o idioma.
Outra particularidade é que as ações da campanha deveriam acontecer em grande parte na rede social corporativa já adotada por eles, o Workplace. Seria necessário encontrar um equilíbrio entre ferramentas de comunicação na forma física e as estratégias digitais para conseguir envolver todos os públicos: empregados de fábricas, escritório e alta gestão, de todos os países.
ESTRATÉGIA
Público-Alvo
Líderes e colaboradores de todas as unidades no Brasil e no mundo.
Planejamento
A ação teve três frentes de atuação prioritárias:
1) Face to face: a tradicional videoconferência global e Brasil com todos os líderes regionais e cascateamento local;
2) Digital: utilização da plataforma Workplace para gerar interação em todas os níveis e fomentar a discussão;
3) Ambientação: materiais promocionais e experienciais para todas as localidades.
Execução
A campanha foi trabalhada pensando em fases e em públicos:
LIDERANÇA
Toda mudança de cultura começa com o engajamento das lideranças. Por isso, criamos um vídeo manifesto direcionado a esse público, lançado durante conferência global com o CEO da companhia.
COLABORADORES
Para esse público a ideia foi instigar a curiosidade e gerar expectativa por meio de peças de ambientação. Além disso, fizemos o levantamento de calendário de temas alinhados com a segurança do trabalho, bem como posts diários em formato de GIF e quiz veiculados no Workplace, a ferramenta digital de Comunicação Interna da empresa.
Peças Desenvolvidas
- Banners distribuídos nas fábricas e escritórios da empresa;
- Layouts para o Mural Psiu – 8 páginas relacionadas sobre o tema.
- Papel bandeja distribuídos nos refeitórios da companhia;
- Cartazes com imagem em 3D – a mensagem sofria uma modificação ao ser observada com e sem o uso dos óculos;
- Adesivos dispostos nas principais bancadas de trabalho das fábricas e escritórios.
- Para as lideranças, desenvolvemos um guia. A ideia aqui foi apresentar todo o desenvolvimento da campanha, além de estímulos para promoção do engajamento desse público e consequente cascateamento das informações às equipes;
- Posts Quiz veiculados via Workplace.
- Posts GIFs;
- Head para grupo de colaboradores no Workplace.
Fotos da ação
- Palestras;
- Encontros para discussão do tema;
- Interação com as peças de ambientação.
resultados
- 120 interações/dia
- 73 posts espontâneos
- 3 ,92 % interações por público
- 22 % taxa de engajamento