Comunicação Interna trabalhando a favor de experiências que conectam os colaboradores
A Solenis, líder global em especialidades químicas, oferece inovações para aprimorar tratamento de água em diversos setores, presente em 130 países, com 6.500+ funcionários. Com mais de 100 anos de experiência, foca em pessoas, tecnologia e sustentabilidade, destacando o investimento estratégico no Brasil.
Desde 2020, com a crise global da Covid-19, a preocupação com a saúde mental cresceu.
A pandemia trouxe experiências inéditas, gerando medos, angústias e ansiedades. Diante disso, buscamos ser agentes ativos na minimização dos impactos emocionais, criando ambientes seguros para colaboradores compartilharem suas dores.
Estimulamos confiança, incentivando relatos e vivências que promovem identificação entre colegas. Por meio do programa ''Rodas de Empatia''
Conexão e Diálogo
As Rodas de Empatia aproximam os colaboradores. Criam o senso de comunidade e pertencimento
Calendário
Aproveitam datas importantes para comemorar, refletir e aprender.
Trocas de experiências
Os encontros servem para saber lidar consigo e com o outro.
Peças de apoio
Criação de materiais como: newsletters, jornal mural, cards e webséries para quem não consegue participar do encontro.
Desafio
Era preciso criar ambientes seguros, de fala e escuta ativas, para que as nossas pessoas pudessem compartilhar suas dores e angústias. Era preciso, também, estimular a confiança na empresa para abrirem seus corações, contarem suas histórias e compartilharem vivências com as quais outros colegas se identificassem.
Rodas de Empatia
Por meio de encontros mensais, as pessoas podem se abrir para questões que as afligem. As Rodas contam com convidados externos e especialistas da área da psicologia de origem brasileira e latina.
Em 2022 as Rodas de Empatia se tornaram ainda mais necessárias. Com a chegada da vacina da Covid-19, vieram novas incertezas: a volta ao presencial, o regresso à vida social pós isolamento, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Divulgação dos encontros.
As Rodas de Empatia foram ajustadas e ganharam mais dinamismo com novos temas, quizzes, vídeos, notícias e chegaram a outros países, sendo exportada do Brasil para todas as unidades da Solenis na América Latina.
Engajamento
Tudo isso, gera mais negócios, faz crescer a reputação da marca e o engajamento das pessoas. A nota da empresa no NPS geral foi de 8,5 envolvendo questões que abordam flexibilidade para equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, valorização da diversidade de pensamentos e opiniões, comprometimento da Solenis com diversidade, equidade e inclusão e recomendações da empresa como um bom lugar para se trabalhar.
Aumento da nota no Glassdoor
Projeto exportação
As Rodas de Empatia foram exportadas do Brasil para todas as unidades da América Latina. O time do Grupo Trama Reputale, em parceria com as equipes de CI locais, desenvolvem o projeto seguindo uma governança que conecta e fortalece as pessoas.
Resultados
71 %
de recomendações positivas da empresa no Glassdoor.
73 %
de perspectiva positiva sobre a empresa.
1. 505
participações no acumulado, Brasil.
39 %
dos participantes aprovam o contato com profissionais especializados nos temas.
120
colaboradores em um único encontro no Brasil.
33 %
dos participantes confirmam que escutar o que as outras pessoas têm a dizer faz bem.
90 %
dos participantes afirmam que os encontros contribuíram de forma positiva ou muito positiva para seu dia a dia;