A interrupção da vacinação na pandemia deixou milhões de crianças vulneráveis a doenças evitáveis. Em resposta, uma força-tarefa foi criada para destacar a imunização na mídia, com um plano estratégico em parceria com o Ministério da Saúde.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Nas últimas décadas, o Brasil avançou na inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, mas uma parte significativa da população ainda permanece excluída.
O país foi referência em imunização infantil, mas, desde 2015, as coberturas vacinais caíram, exacerbadas pela interrupção da vacinação durante a pandemia, sobrecarga do sistema de saúde e falta de recursos.
O relatório “Situação Mundial da Infância 2023: Para Cada Criança, Vacinação”, do UNICEF, revelou dados alarmantes sobre essa queda. Entre 2019 e 2021, 112 países enfrentaram diminuição nas coberturas, com o Brasil entre os 10 com mais crianças sem vacina.
O desafio para a retomada da vacinação infantil
Sensibilizar a opinião pública
Sobre os impactos negativos que o retrocesso na vacinação infantil poderia causar na vida de milhares de crianças. Conscientizar a população sobre a necessidade de ações concretas e investimentos.
Reconstruir a confiança da sociedade nas vacinas infantis
Retomando os índices de antes da pandemia — quando 99,1% dos brasileiros confiavam nas vacinas.
Gerar ampla visibilidade no lançamento do relatório do UNICEF
Firmando uma força-tarefa com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para colocar a imunização infantil no centro das discussões.
Ações realizadas
A solução encontrada foi o desenvolvimento da campanha nacional “Para cada criança, vacinação.” Uma iniciativa que, por meio de múltiplas ações de comunicação e relações públicas, buscou trazer a imunização infantil para o centro do debate na mídia nacional e regional, a partir da divulgação de dados alarmantes sobre a situação de milhões de crianças brasileiras vítimas da queda na cobertura vacinal enfrentada pelo Brasil e outros países do mundo, estimulando, assim, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, a tratar o tema como prioridade.
Divulgação: Jornal Nacional – TV Globo
Estratégia dividida em duas fases
Lançamento do relatório “Situação Mundial da Infância 2023: Para Cada Criança, Vacinação”
Destacando os desafios para a retomada da vacinação infantil. Para esse lançamento, foi organizada uma coletiva de imprensa com a
presença da porta-voz do UNICEF no Brasil, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Ministra da Saúde do governo brasileiro, Nísia Trindade – que havia começado seu mandato no governo Lula naquele ano.
Aproveitar a repercussão
Após ampla repercussão sobre imunização, trabalhar novas divulgações que pautassem a imprensa e os formadores de opinião para além da efeméride da Semana Mundial de Imunização, comemorada em abril:
Adesão de municípios à BAV – Busca Ativa Vacinal, iniciativa do UNICEF que apoia municípios das regiões Norte e Nordeste na identificação e imunização de crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas ou estão com o calendário vacinal atrasado;
Capacitação de profissionais para o uso da plataforma BAV;
Atualizações dos dados em tempo real, mostrando o progresso do Brasil na retomada da vacinação;
Cobertura de eventos nacionais e internacionais, como a Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, destacando o projeto do Brasil para a imunização infantil.
Divulgação: Folha de S.Paulo e Estadão
Apostar em um trabalho de relacionamento estratégico, integrado e 360º
Com imprensa e formadores de opinião, sobretudo veículos do tier 1, que abrangeu ações como: negociação de pautas embargadas, coletiva de imprensa, produção de conteúdo, entre outras.
Coletivas de Imprensa para os lançamentos oficiais dos relatórios relacionados à imunização. Em abril de 2023, com estudo inédito; e um ano depois, em abril de 2024, com um balanço sobre os avanços na retomada da vacinação infantil. Presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, como estratégia para chamar a atenção da imprensa, os desafios do país no tema e colocar publicamente o compromisso de reverter o cenário de retrocesso. Participaram das coletivas jornalistas e formadores de opinião dos principais veículos de comunicação do país.
Repercussão sobre a estratégia da Busca Ativa Vacinal, complementados por matérias regionais abordando a adesão de municípios à iniciativa, a realização de cursos de capacitação para uso da plataforma, e balanço das atividades da ferramenta.
Divulgação: SBT Brasil e Jornal da Band
Destaques positivos
O sucesso dos esforços pela retomada da vacinação infantil resultou na concessão da Medalha Oswaldo Cruz ao UNICEF;
O País não apenas saiu da lista dos 10, mas dos 20 países com mais crianças não imunizadas;
Presença da Ministra da Saúde, destacando o compromisso do governo federal com essa agenda.
Resultados
1 200
matérias sobre imunização publicadas na imprensa como: TV Globo, TV Cultura, Record News, SBT, O Globo, CNN, Valor Econômico e Folha de S. Paulo.
37 %
das matérias foram publicadas em veículos de circulação nacional
33 M
milhões de reais em valoração do espaço editorial conquistado
245 M
Milhões em audiência gerada pela mídia
45
jornalistas presentes nas duas coletivas
1 500
municípios aderiram à BAV - Busca Ativa Vacinal
27 000
profissionais de saúde, educação e assistência social foram capacitados pela iniciativa