[CASE] UNICEF - Para cada criança, vacinação
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Para cada criança, vacinação

A interrupção da vacinação na pandemia deixou milhões de crianças vulneráveis a doenças evitáveis. Em resposta, uma força-tarefa foi criada para destacar a imunização na mídia, com um plano estratégico em parceria com o Ministério da Saúde.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Nas últimas décadas, o Brasil avançou na inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, mas uma parte significativa da população ainda permanece excluída.

O país foi referência em imunização infantil, mas, desde 2015, as coberturas vacinais caíram, exacerbadas pela interrupção da vacinação durante a pandemia, sobrecarga do sistema de saúde e falta de recursos.

O relatório “Situação Mundial da Infância 2023: Para Cada Criança, Vacinação”, do UNICEF, revelou dados alarmantes sobre essa queda. Entre 2019 e 2021, 112 países enfrentaram diminuição nas coberturas, com o Brasil entre os 10 com mais crianças sem vacina.

  • O desafio para a retomada da vacinação infantil

  • Sensibilizar a opinião pública

    Sobre os impactos negativos que o retrocesso na vacinação infantil poderia causar na vida de milhares de crianças. Conscientizar a população sobre a necessidade de ações concretas e investimentos.

  • Reconstruir a confiança da sociedade nas vacinas infantis

    Retomando os índices de antes da pandemia — quando 99,1% dos brasileiros confiavam nas vacinas.

  • Gerar ampla visibilidade no lançamento do relatório do UNICEF

    Firmando uma força-tarefa com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para colocar a imunização infantil no centro das discussões.

Ações realizadas

A solução encontrada foi o desenvolvimento da campanha nacional “Para cada criança, vacinação.” Uma iniciativa que, por meio de múltiplas ações de comunicação e relações públicas, buscou trazer a imunização infantil para o centro do debate na mídia nacional e regional, a partir da divulgação de dados alarmantes sobre a situação de milhões de crianças brasileiras vítimas da queda na cobertura vacinal enfrentada pelo Brasil e outros países do mundo, estimulando, assim, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, a tratar o tema como prioridade.

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Divulgação: Jornal Nacional – TV Globo

Estratégia dividida em duas fases

Lançamento do relatório “Situação Mundial da Infância 2023: Para Cada Criança, Vacinação”

Destacando os desafios para a retomada da vacinação infantil. Para esse lançamento, foi organizada uma coletiva de imprensa com a
presença da porta-voz do UNICEF no Brasil, a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Ministra da Saúde do governo brasileiro, Nísia Trindade – que havia começado seu mandato no governo Lula naquele ano.

Aproveitar a repercussão

Após ampla repercussão sobre imunização, trabalhar novas divulgações que pautassem a imprensa e os formadores de opinião para além da efeméride da Semana Mundial de Imunização, comemorada em abril:

  • Adesão de municípios à BAV – Busca Ativa Vacinal, iniciativa do UNICEF que apoia municípios das regiões Norte e Nordeste na identificação e imunização de crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas ou estão com o calendário vacinal atrasado;
  • Capacitação de profissionais para o uso da plataforma BAV;
  • Atualizações dos dados em tempo real, mostrando o progresso do Brasil na retomada da vacinação;
  • Cobertura de eventos nacionais e internacionais, como a Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, destacando o projeto do Brasil para a imunização infantil.
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Divulgação: Folha de S.Paulo e Estadão

Apostar em um trabalho de relacionamento estratégico, integrado e 360º

Com imprensa e formadores de opinião, sobretudo veículos do tier 1, que abrangeu ações como: negociação de pautas embargadas, coletiva de imprensa, produção de conteúdo, entre outras.

Coletivas de Imprensa para os lançamentos oficiais dos relatórios relacionados à imunização. Em abril de 2023, com estudo inédito; e um ano depois, em abril de 2024, com um balanço sobre os avanços na retomada da vacinação infantil. Presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, como estratégia para chamar a atenção da imprensa, os desafios do país no tema e colocar publicamente o compromisso de reverter o cenário de retrocesso. Participaram das coletivas jornalistas e formadores de opinião dos principais veículos de comunicação do país.

Repercussão sobre a estratégia da Busca Ativa Vacinal, complementados por matérias regionais abordando a adesão de municípios à iniciativa, a realização de cursos de capacitação para uso da plataforma, e balanço das atividades da ferramenta.

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Divulgação: SBT Brasil e Jornal da Band

Destaques positivos

  • O sucesso dos esforços pela retomada da vacinação infantil resultou na concessão da Medalha Oswaldo Cruz ao UNICEF;
  • O País não apenas saiu da lista dos 10, mas dos 20 países com mais crianças não imunizadas;
  • Presença da Ministra da Saúde, destacando o compromisso do governo federal com essa agenda.

Resultados

  • 1 200

    matérias sobre imunização publicadas na imprensa como: TV Globo, TV Cultura, Record News, SBT, O Globo, CNN, Valor Econômico e Folha de S. Paulo.

  • 37 %

    das matérias foram publicadas em veículos de circulação nacional

  • 33 M

    milhões de reais em valoração do espaço editorial conquistado

  • 245 M

    Milhões em audiência gerada pela mídia

  • 45

    jornalistas presentes nas duas coletivas

  • 1 500

    municípios aderiram à BAV - Busca Ativa Vacinal

  • 27 000

    profissionais de saúde, educação e assistência social foram capacitados pela iniciativa

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