[CASE] Onde tem fogo, não tem nada - BP Bunge
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Onde tem fogo, não tem nada

BP Bunge bioenergia e comunidades unidas na prevenção e combate a incêndios

A BP Bunge Bioenergia nasceu em 2019 a partir da união dos negócios de açúcar e etanol da bp e da Bunge no Brasil, conquistando uma trajetória de sucesso singular, com resultados expressivos e evolução constante em desempenho financeiro, performance operacional e geração de valor social e ambiental.

Indicadores referentes aos primeiros três anos de operação posicionam a companhia entre as líderes do setor e referência em agricultura regenerativa (prática que utiliza bioinsumos e subprodutos do processo produtivo no cultivo
da cana-de-açúcar).

Com presença estabelecida em cinco estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins), onde estão instaladas suas 11 unidades agroindustriais, a empresa administra uma área de 450 mil hectares dedicados à produção e conta, atualmente, com cerca de 8,5 mil colaboradores.

  • O Desafio

  • Combater os incêndios

    entre 1985 e 2023, o Brasil teve mais de 199 milhões de hectares incendiados, a maioria deles, nos biomas do cerrado e da floresta amazônica, somando 88 e 82,6 milhões de hectares, respectivamente.

  • Problemas além do ambiental

    os incêndios trazem consequências severas para a saúde humana, a sociedade e a economia. Por isso, a BP Bunge Bioenergia realiza investimentos constantes em tecnologia, infraestrutura e treinamento para prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação próximas às suas unidades.

A estratégia

Os esforços organizacionais não bastam. É preciso contar com o apoio das comunidades na prevenção e denúncia de incêndios que, em sua maioria, têm origem em práticas criminosas. Assim, a campanha teve por objetivo educar e engajar as comunidades do entorno das 11 unidades da empresa, distribuídas entre 5 estados do país.

A definição e promoção de um conceito central simples e que refletisse de maneira direta os impactos do fogo para o meio ambiente e a vida das pessoas, foram os direcionadores da campanha. Assim, o mote “Onde tem fogo, não tem nada. Previna. Vigie. Denuncie.”, foi estabelecido.

A partir da ação conjunta do time “Brigada 4.0” (dedicado à prevenção e combate a incêndios nas unidades da empresa) com prefeituras e o corpo de bombeiros dos municípios do entorno, foram coordenadas ações de resposta rápida às ocorrências, além de visitas educativas a escolas.

Para garantir o amplo acesso à informação e engajamento das comunidades, foram realizadas ações de relacionamento com a imprensa (nacional e regional) e de orientação de colaboradores, além de anúncios em mídia out of home e online e conteúdo para mídias sociais.

Ações Internas

Com conteúdo, treinamentos e peças promocionais, divulgamos as melhores práticas para prevenção e combate a incêndios nas unidades e nas comunidades do entorno, com abordagem simples e orientações práticas adequadas ao dia a dia dos colaboradores e seus familiares.

Produção:

  • Conteúdo nos canais internos, com práticas de prevenção e combate;
  • Guia de prevenção e combate a incêndios;
  • Sinalização das unidades, com chamadas de ação e orientações;
  • Reuniões de diálogos diários de segurança, dedicadas à orientação para prevenção e combate a incêndios.
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Reprodução: Ações e resultados da campanha

Ações Externas

Promovemos a campanha por meio de mídia segmentada, online e offline, e ações de relacionamento e aproximação, associando os esforços e investimentos da empresa à relevância da participação ativa das comunidades para prevenir incêndios e reduzir seus impactos.

Práticas:

  • Campanha de anúncios em mídia out of home (física e digital) em municípios nos quais a empresa atua;
  • Campanha de anúncios em mídias sociais, segmentada para audiência de municípios nos quais a empresa atua e adjacentes, que são influenciados por suas operações;
  • Visitas a 11 escolas, com distribuição de material educativo;
  • Série educativa em 3 episódios, apresentando os impactos ambientais, sociais e econômicos dos incêndios, para uso em visitas e distribuição em mídias sociais;
  • Conteúdo dedicado em mídias sociais, baseado dados públicos sobre os incêndios ocorridos nos estados nos quais a empresa está presente e com orientações de prevenção e denúncia;
  • Landing page com guia de práticas para prevenção e combate a incêndios;
  • Divulgação, para veículos nacionais e regionais, de práticas e dados consolidados (de toda a empresa e por região), com impacto das práticas e ações de prevenção e combate a incêndios.

Episódios:​

 

 

Destaque: Conquista do prêmio MasterCana, na categoria “Sistema de Combate a Incêndios”

 

Resultados

  • 63 %

    de redução no volume de incêndios nas regiões de atuação da empresa entre 2020 e 2023, e de 13,58% apenas em 2023

  • 1 .5M

    milhões de pessoas alcançadas pelas campanhas de anúncios em mídias sociais

  • 800 000

    reais em valoração com os resultados de relacionamento com a imprensa

  • 13 %

    de engajamento dos colaboradores com conteúdo publicado em canais internos e divulgações

  • 38 0000

    interações com o conteúdo promovido do guia de prevenção e combate a incêndios

  • 22

    matérias publicadas em veículos como Estadão e Globo Rural

  • 141 000

    visualizações orgânicas de conteúdo da campanha no Instagram e no LinkedIn, com mais de 4 mil interações nas publicações

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