Lançamento do primeiro sorvete da Arcor, com a marca 7Belo, conhecida pela famosa bala no sabor framboesa.
No Brasil, o mercado sorveteiro tem se tornado cada vez mais atraente para as empresas. Uma prova disso é que o País já é o sexto maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha.
Prêmio Jatobá
Case Finalista 2019
Dados da ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes reforçam essa informação, uma vez que a perspectiva apresentada para o segmento em 2019 é de um crescimento de 3% a 5% em produção.
A Arcor apostou nesse cenário nacional para o lançamento do primeiro sorvete do portfólio, aproveitando sua expertise neste segmento no mercado argentino. A marca escolhida para a iniciativa foi a 7Belo, conhecida pela famosa bala no sabor framboesa.
Comunicar o lançamento
Para jornalistas e influenciadores digitais, com uma narrativa que os incentive a promover a imagem da empresa como inovadora.
alcance no público final
Ter um grande alcance no público final, por meio de publiposts e matérias na imprensa.
Divulgação
Atingir organicamente uma taxa de 60% com influenciadores digitais, além de 80 matérias em veículos de imprensa dos tiers prioritários.
Estratégias e Ações Táticas
Apresentar o sorvete 7 Belo para 38 jornalistas e 66 influenciadores digitais, por meio do envio de um press kit contendo uma caixa térmica cheia de paletas 7 Belo e uma ecobag personalizada.
Além disso, os públicos receberam uma carta contando um pouquinho sobre o lançamento, assim como o release com todas as informações.
O lançamento do sorvete 7 Belo foi destaque nos principais veículos de comunicação. Ao todo, 129 matérias orgânicas foram publicadas sobre o tema, o que resultou em um aumento de 61% na meta estipulada desde o início da divulgação.
Entre os principais resultados do período estão: BandNews, Claudia, Estadão, IstoÉ e Meio & Mensagem.
Entre as estratégias de divulgação estava o envio do sorvete 7 Belo para alguns influenciadores digitais degustarem o item em primeira mão. A iniciativa deu tão certo, que resultou em uma taxa de engajamento de 87% nas redes sociais.
Exemplo de influencers que postaram: Delicious By Mari, Geek Publicitário, Kitchen for Dummies e O que tem de sobremesa.
resultados
129matérias publicadas
61% acima do objetivo proposto
58publicações
Nas redes sociais
22 Mem audiência
Somando jornalistas e influenciadores
87 %engajamento
Com influenciadores. 45% acima do proposto.
200 milem reais
Acima de 200 mil reais estimados se o cliente tivesse investido em publipost
3 Mem reais
Valor equivalente se o cliente tivesse investido em anúncios publicitários
Depoimento do cliente
Durante o período em que atuei como Diretora de Marketing da Arcor do Brasil, a Trama Comunicação desempenhou um excelente trabalho de Relações Públicas, ampliando a presença da marca em matérias relevantes nos principais veículos do Brasil, além de desenvolver ações especiais com influenciadores digitais. Desta maneira, a parceria com a Trama tem proporcionado maior visibilidade para a Arcor, tanto do ponto de vista da corporação, quanto dos planos globais, exportações, sustentabilidade e de suas categorias de negócios: Chocolates, Guloseimas e Biscoitos.