Fundação Grupo Volkswagen celebra 45 anos em campanha de mobilidade social
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo desses 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que atua em prol da causa da mobilidade social, incentivando a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades.
O Brasil está entre os países com menor mobilidade social, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Um estudo de 2018, "O elevador social está quebrado? Como promover mobilidade social", aponta que são necessárias nove gerações para que alguém da base da pirâmide social chegue à classe média, o segundo pior resultado entre 30 países.
Outro levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que o 1% mais rico do país concentra
quase um terço da renda nacional, destacando a profunda disparidade entre os brasileiros.
Diante desse cenário social desafiador, a Fundação Grupo Volkswagen decidiu reposicionar sua estratégia de atuação, adotando a mobilidade social como causa prioritária para ampliar seu impacto.
O desafio
Reposicionamento Estratégico
Comunicar a todos os stakeholders que o reposicionamento estratégico da Fundação, ao adotar a Mobilidade Social como causa única, reforçava o compromisso da instituição com a promoção da equidade no Brasil, com foco na inclusão produtiva, por meio do incentivo à empregabilidade e ao empreendedorismo, além do fortalecimento de capacidades locais e ações de assistência social.
Sensibilizar a opinião pública
Sobre a importância da Mobilidade Social e engajar colaboradores, comunidades, parceiros e a sociedade civil, além de educar todos os públicos sobre o tema.
A solução
Juntos pela mobilidade social. Desenvolver uma campanha de comunicação 360º com uma narrativa estratégica e alinhada ao novo posicionamento da Fundação após a escolha da mobilidade social como causa única. O plano incluiu ações de rebranding, relacionamento com a imprensa e iniciativas digitais, com o objetivo de conscientizar e comunicar, em diferentes fases, e para diferentes públicos, o novo posicionamento da Fundação Grupo Volkswagen. Além disso, buscou ampliar o conhecimento da sociedade sobre a mobilidade social e suas complexidades.
A Estratégia
Uma nova narrativa e comunicação integrada para ampla divulgação do propósito A estratégia do projeto teve como ponto central a consolidação de uma nova narrativa de marca que contribuísse para conectar o novo propósito institucional (“Juntos pela Mobilidade Social”) ao amplo legado de impacto social positivo já gerado pela organização ao longo de sua trajetória de 45 anos.
A partir daí foi desenvolvido um planejamento de comunicação integrada, a fim de fazer ressoar as mensagens deste novo posicionamento, de forma alinhada e uníssona, junto a diferentes públicos e por meio de diferentes ferramentas e frentes de comunicação. Fez parte deste processo ações voltadas à potencialização da visibilidade deste marco durante as comemorações dos 45 anos da Instituição, celebrados com um evento no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em julho de 2024, que inclusive foi palco do lançamento oficial da nova causa da Fundação.
Ações realizadas
Posicionamento de Marca
Embargo com veículos de Tier 1 – os jornalistas das editorias de ESG da Exame e da Folha de S.Paulo receberam acesso antecipado ao material sobreo novo posicionamento da FGVW.
Press releases – aos mailings de Terceiro Setor, ESG, Marketing, Comunicação e Publicidade e Propaganda, para comunicar o novo posicionamento e promover o vídeo manifesto.
Reprodução: Destaques na Imprensa Fundação Grupo Volkswagen
Relacionamento com Influenciadores
Convite a influenciadores digitais de destaque nos temas de mobilidade social, diversidade e inclusão, e empreendedorismo, para participarem do evento promovido pela Fundação para celebrar seus 45 anos e apresentar oficialmente aos stakeholders a nova causa prioritária da instituição.
Objetivo: fortalecer o relacionamento, aumentar o awareness da marca e gerar novas oportunidades para a Fundação.
Preparamos a audiência e os públicos estratégicos nos canais digitais da marca trabalhando conteúdos educativos sobre mobilidade social no blog e nas redes sociais, além de um vídeo manifesto, e-mails marketing e cobertura, em tempo real no Instagram, do evento
de 45 anos da Fundação.
Resultados
58 000
visualizações no vídeo manifesto
32
matérias publicadas na imprensa
92 %
de usuários novos acessando o site da Fundação
83 000
usuários atingidos no Facebook
460 000
seguidores atingidos pelos 17 conteúdos produzidos pelos influenciadores
1.8 M
Milhões de reais em valoração do espaço editorial conquistado
30 %
de aumento nas visualizações da página da Fundação