fonif - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas - Case Trama
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FONIF

O objetivo foi contribuir com as estratégias de advocacy, fortalecer a imagem das filantrópicas e engajar as organizações das áreas de educação, saúde e social na causa

O FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo a garantia dos direitos e interesses das instituições filantrópicas.

A organização foi criada em 2013, quando 40 mantenedoras de instituições filantrópicas da educação, saúde e assistência social se reuniram em São Paulo para debater a respeito da insegurança jurídica do setor.

Para atingir aos objetivos do Fonif, a Trama Comunicação adotou a metodologia de Inbound PR, combinando as nossa excelência e expertise na área de Relações Públicas com as melhores técnicas de Inbound Marketing.

  • Design da Narrativa

    Para definição de atributos e mensagens-chave.

  • Pesquisa com a imprensa

    Para identificar o nível de conhecimento de veículos e profissionais sobre o setor e levantar assuntos de interesse.

  • Relacionamento com a Mídia

    Divulgação da contribuição das filantrópicas para o Brasil por meio de ações de relacionamento com a mídia.

Relacionamento governamental

Apoio e cobertura dos encontros com ministros, governadores, deputados e outros políticos.

Inbound Marketing

Produção de conteúdo relevante e estratégias de automação de marketing para fortalecer a marca Fonif e gerar um mailing qualificado de profissionais e instituições filantrópicas.

Formadores de opinião e influenciadores on-line

Mapeamento e relacionamento com formadores de opinião e influenciadores on-line (pessoas e marcas) para engajá-los em todas as ações realizadas.

Execução

Workshops de Cocriação

Facilitamos workshops de cocriação com os líderes do Fonif para definição dos atributos da marca e do setor, assim como as mensagens-chave a serem disseminadas por todos os porta-vozes da organização. Os encontros deram base ainda para definição das ações de comunicação. As principais entregas foram:

  • Position Paper
  • Planejamento de Relações Públicas e Comunicação Digital

Assessoria de imprensa

As 649 matérias publicadas em um ano de trabalho foram conquistadas graças a ações estratégias de assessoria de imprensa, incluindo:

  • Encontros de aproximação
  • Sugestão de pautas
  • Divulgação de artigos e press releases

As estratégias de relacionamento com a mídia tiverem como foco principal veículos de grande repercussão nacional, como TV Bandeirantes, TV Record, Valor Econômico, O Estado de SP, entre outros. Todos os resultados podem ser conferidos na Sala de Imprensa do Fonif.

Inbound Marketing

No segundo semestre de 2017, organizamos um planejamento de Inbound Marketing para o Fonif com a meta de fortalecer a marca no mundo on-line e, principalmente, construir um mailing de profissionais e organizações do setor.

Uma das primeiras ações foi a organização de um webminar sobre mudança no CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação. Em apenas 10 dias, foram gerados mais de 300 leads qualificados de instituições e profissionais do segmento de educação.

Landing pages para materiais estratégicos

Nosso planejamento de inbound marketing contemplou a criação de landing page para divulgação de conteúdos relevantes e estratégicos para a organização.

Assim, ao mesmo tempo em que oferece um conteúdo importante ao mercado, é possível organizar um mailing inédito de organizações e profissionais que atuam nas três áreas da filantropia no Brasil: educação, saúde e social.

Caravana da Filantropia

Em março de 2017, o Fonif realizou a Caravana da Filantropia. Foram três dias de evento e mais de 100 participantes envolvidos em reuniões e ações para abrir um diálogo com o poder público sobre a importância das atividades do segmento para a sociedade brasileira.

O objetivo principal era evitar que direitos constitucionais fossem tirados do setor no projeto da Reforma da Previdência discutido no Congresso Nacional.

Nós acompanhamos as reuniões com uma equipe de dois jornalistas e dois fotógrafos. Além de registrarmos os principais momentos, nossa equipe coletou 30 depoimentos em vídeos de deputados que manifestaram apoio à causa. A iniciativa gerou ainda cobertura de sete veículos estratégicos, entre eles TV Câmara, O Estado de São Paulo e Valor Econômico.

Dia Nacional da Filantropia

A proposta para a criação do Dia Nacional da Filantropia, a ser celebrado em 20 de outubro, surgiu a partir de esforços do FONIF, que pleiteou junto ao Congresso Nacional este reconhecimento às mais de 9 mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho beneficia a vida de milhões de brasileiros.

Nossa equipe preparou uma campanha para gerar engajamento das organizações filantrópicas na disseminação da data. Por meio de uma landing page, disponibilizamos um kit de divulgação com imagens e conteúdos para que todo o setor pudesse celebrar a data por meio da divulgação em sites, redes sociais e mailings. A ação contou com a participação de mais de 100 organizações.

Apoio Relações Governamentais

Outras ações de relacionamento com governo mereceram nossa atenção neste ano de trabalho. Encontros com governadores e outros políticos tiveram a cobertura da nossa equipe.

Projetos futuros

Seremos responsáveis por organizar e divulgar dois projetos de peso para o Fonif em 2018:

  • I Congresso Brasileiro de Filantropia
  • Curso de filantropia, com destaque para módulo voltado a comunicadores

resultados

  • 649

    Matérias publicadas em um ano de trabalho.

  • 70

    De influenciadores no setor aderentes à causa, principalmente presidentes e membros de associações de classe de cada área da filantropia (educação, saúde e social).

  • 30

    Depoimentos de deputados em vídeo coletados na Caravana da Filantropia, realizada em março de 2017.

  • 1300 +

    De leads qualificados de instituições de todo o País em apenas 3 meses.

  • 3

    Palavras-chave prioritárias nas 3 primeiras posições do Google.

  • 50 %

    Média das taxas de abertura de e-mail marketing encaminhados ao mailing frutos das ações de Inbound Marketing.

Depoimento do cliente

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A Trama tem um equipe altamente qualificada, envolvida e motivada no trabalho com o Fonif. A agência sempre superou as nossa maiores e melhores expectativas! Há muita sinergia e identificação com o que fazemos, é como se fossemos nós fazendo, só que com o conhecimento e a qualidade da Trama, que hoje consideramos como parte integrante da Equipe da nossa Organização. Estamos muitíssimo satisfeitos com o atendimento e a qualidade!

Custódio Pereira

Presidente do Fonif - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas

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