Energia sustentável que melhora a vida - Trama
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Energia sustentável que melhora a vida

Como o propósito criou a identidade da BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia nasceu em 2019 a partir da união dos negócios de açúcar e etanol da bp e da Bunge no Brasil, conquistando uma trajetória de sucesso singular, com resultados expressivos e evolução constante em desempenho financeiro, performance operacional e geração de valor social e ambiental .

Indicadores referentes aos primeiros três anos de operação posicionam a companhia entre as líderes do setor e referência em agricultura regenerativa (prática que utiliza bioinsumos e subprodutos do processo produtivo no cultivo
da cana-de-açúcar).

Com presença estabelecida em cinco estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins), onde estão instaladas suas 11 unidades agroindustriais, a empresa administra uma área de 450 mil hectares dedicados à produção e conta, atualmente, com cerca de 8,5 mil colaboradores.

  • Os desafios

  • Estabelecer a identidade

    o desafio de estabelecer a identidade da BP Bunge Bioenergia envolvia unir as culturas e valores de duas grandes organizações. Como uma empresa jovem, era crucial criar uma narrativa coesa que refletisse essa nova fase, ao mesmo tempo em que se respeitava as bases estabelecidas pelas empresas originais.

  • Comunicar essa identidade

    outro desafio era comunicar essa identidade de maneira eficaz para comunidades, parceiros e o mercado em geral. Destacar a origem da BP Bunge Bioenergia como uma empresa pautada pela sustentabilidade e com forte atuação na transição energética era essencial para mostrar seu papel inovador e responsável no setor. Essa comunicação precisava ser integrada e estratégica, transmitindo os valores da empresa em todos os pontos de contato.

A estratégia

A construção e promoção de um propósito forte, desenvolvido a partir da vivência das pessoas que são a organização, da estratégia do negócio e do impacto pelo qual a BP Bunge Bioenergia atua para alcançar no mundo, seria o melhor caminho de “fixar a bandeira” de sua posição e razão de ser.

Assim, com a contribuição de colaboradores de todos os níveis da organização e a co-construção da alta liderança, a “a energia sustentável que melhora a vida” foi definida como a tradução daquilo que, todos os dias, é cultivado, criado e transformado por todos que são parte da empresa. O estabelecimento do propósito foi o primeiro passo de uma jornada que envolveu o engajamento dos colaboradores, a aproximação com a mídia (grande e especializada) e a ampla promoção à comunidade e parceiros de negócios.

Colaboradores

Divulgamos histórias de vida das pessoas que trabalham na empresa, conectando suas experiências com os pilares que estabelecem como o propósito é aplicado diariamente para: viver, criar energia, crescer e melhorar a vida em todo o mundo.

Ações realizadas:

  • Diagnóstico de Comunicação Interna e Marca Empregadora;
  • Websérie com 5 episódios, apresentando o propósito e seus pilares, com histórias de vida de 12 colaboradores;
  • Eventos internos de ativação, alinhados às celebrações de aniversário da companhia e festas de confraternização;
  • Conteúdo e divulgações nos canais internos;
  • Conteúdo interativo em mídias sociais, como um filtro para Instagram;
  • Ação de engajamento “qual é o seu propósito?”, na qual colaboradores compartilharam suas perspectivas e propósito de vida.

Comunidade e parceiros

Promovemos o propósito por meio de mídia segmentada, online e offline, e ações de relacionamento e aproximação, associando a atuação da empresa e a colaboração com essas audiências ao legado que queremos construir.

Ações realizadas:

  • Campanha de anúncios em mídia out of home (física e digital) em municípios nos quais a empresa atua;
  • Campanha de anúncios em mídias sociais, segmentada para audiência de municípios nos quais a empresa atua e adjacentes, que são influenciados por suas operações;
  • Eventos internos de ativação e confraternização, com a participação de familiares dos colaborares;
  • Vídeo manifesto com o propósito, promovido em campanhas de anúncios segmentadas em mídias sociais e exibido para parceiros de negócios em eventos de aproximação;
  • Conteúdo dedicado em mídias sociais, baseado na websérie com histórias dos colaboradores, fatos históricos da companhia e suas práticas de negócio.

Mercado e Imprensa

A ativação e ampla divulgação do propósito ao mercado, foi associada à trajetória da empresa ao longo de seus 3 anos de história, com uma narrativa centrada em suas conquistas, compromissos, impacto e resultados. Dessa maneira, demonstramos como o propósito estava presente de maneira intrínseca em todas as ações da companhia desde sua fundação.

Ações realizadas:

  • Entrevistas exclusivas com o presidente do conselho e do board, concedidas aos principais veículos de negócios e do setor do agronegócio e energia;
  • Participação de porta-vozes da companhia em pautas sobre bioenergia e agricultura regenerativa, pilares estratégicos da atuação da empresa;
  • Inscrições nos principais prêmios de negócios e do setor no Brasil, com destaque para as práticas de gestão e agricultura regenerativa da organização;
  • Ativação de um hotsite dedicado à promoção do propósito e cultura organizacional.
bp-bunge-na-midia

Reprodução: Matérias no Globo Rural e Valor Econômico

 

Resultados

  • 98

    matérias publicadas sobre a estratégia e 3 anos de conquistas e resultados da companhia em veículos como Valor Econômico e Bloomberg.

  • 5 ª

    empresa com melhor reputação no ranking Merco Brasil de reputação corporativa de 2023, na categoria “energia”, em sua primeira indicação.

  • 1 ª

    lugar a do prêmio Valor 1.000 como a melhor empresa de bioenergia do mercado brasileiro.

  • 1 M

    Milhão de pessoas alcançadas pelo conteúdo out of home e segmentado em mídias sociais.

  • 19 000

    visualizações orgânicas do vídeo manifesto nas mídias sociais e YouTube.

  • 87 %

    de aumento de engajamento dos colaboradores no LinkedIn.

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