Realizar uma campanha de comunicação interna e ações de conscientização amplamente focadas em experiências para os colaboradores, com vistas a fomentar discussões e a sensibilizar a todos no tocante à inclusão de pessoas com deficiência no Grupo.
Historicamente, o povo brasileiro é formado por uma grande quantidade de etnias e origens, formando um grupo de pessoas com características distintas e diversificadas.
Porém, o tema “diversidade” ainda é pouco priorizado nas discussões em âmbitos corporativos, em que, muitas vezes, trabalhar a inclusão é algo deixado em segundo plano.
Segundo uma pesquisa realizada pelo 4CO, existe um consenso de que o assunto é considerado relevante pelas empresas. Porém, estas não estão preparadas para lidar com o tema.
Entretanto, cada vez mais as empresas vão começar a perceber os benefícios de se investir em diversidade e que essa é uma forma de gerar mais valor como marca, aumentando assim a demanda por programas estruturados que promovam uma gestão de pessoas e cultura organizacional que valorize a Diversidade e a Inclusão.
Público-Alvo
Gestores e colaboradores de todas as áreas alocadas na sede da empresa em São Paulo.
Programa Faz Diferença
O Grupo Drogaria Pacheco São Paulo (DPSP) idealizou o Programa Faz Diferença. Através de três macro pilares, a iniciativa tem como objetivo aumentar os indicadores de engajamento ao tema, fomentando políticas de diversidade em seu escritório Matriz, nos Centros de Distribuição e nas Lojas.
DESAFIOS
Despertar para o protagonismo dos colaboradores quanto ao engajamento em políticas de diversidade dentro do Grupo DPSP. O verbo “fazer” denota ação de empreender, ou seja, tudo aquilo que o colaborador produz na esfera individual irá impactar o negócio como um todo, sobretudo do ponto de vista de aderência à diversidade e aos programas de voluntariado.
Aqui, você faz TODA A DIFERENÇA
“Toda a diferença” dá a ideia de que, juntos, os colaboradores contribuem para algo significativo dentro da própria organização. Também passa a ideia de que cada individuo é ímpar, diferente, em sua própria constituição e que trabalhar sob esse prisma é algo natural, faz parte da essência do Grupo DPSP. Assim, cada ação individual contribui para um coletivo mais forte.
Circuito Atitude Inclusiva – 4 estações
Estação 1 – Limitação motora
Desafio: chegar na estação, utilizando cadeira de rodas, e transitar por espaços que dificultam a passagem da cadeira. Pegar textos dentro de pastas em estante de difícil acesso e se deslocar com eles até a estação seguinte (estação 2).
Estação 2 – Limitação Cognitiva
Desafio: avaliar textos (da estação 1) escritos com níveis de compreensão diferentes de uma mesma mensagem e tentar resumir os textos em uma frase.
Estação 3 – Deficiência visual
Desafio: enviar a frase elaborada na estação 2 por e-mail, utilizando um software leitor de tela (NVDA), sem o mouse, usando atalhos do teclado.
Estação 4 – Deficiência Auditiva
Desafio: compreender um vídeo apresentado em LIBRAS. Em seguida, o vídeo é exibido novamente com legenda em português. O vídeo revela o desafio de compreensão de texto da estação 2.
Peças de Comunicação
Para as lideranças, desenvolvemos um envelope com uma mensagem em Braille. A ideia aqui foi apresentar o “desafio” das pessoas com deficiência visual de viverem em um ambiente pouco inclusivo.
Para trabalhar o engajamento dos colaboradores, desenvolvemos banners, e-mails marketing e testeiras que foram colocadas no topo das telas de todos os computadores da empresa, trazendo a mensagem de que atitudes individuais impactam no coletivo e que isso sim faz a diferença no dia-a-dia da inclusão.
Visando promover a participação de todos no “Circuito Atitude Inclusiva”, desenvolvemos banners, displays de mesa e um brinde totalmente alinhados com o conceito da criação e estimulando experiências e sensações.
Programa Faz Diferença
A campanha foi trabalhada em 3 frentes:
LIDERANÇA
Toda mudança de cultura começa com o engajamento das lideranças. Por isso, instigamos a curiosidade desse público com o desafio de desvendar uma mensagem-convite em braile.
ENGAJAMENTO
Além das atividades organizadas pela empresa (palestras e workshops), em parceria com a Santa Causa, foi montado o Circuito Inclusivo, uma atividade composta por 5 desafios que colocaram os participantes a vivenciar situações comuns do dia a dia de um profissional com deficiência.
INFORMAÇÕES
A fim de contribuir para a mudança de comportamento por meio do conhecimento, foi desenvolvido conteúdo para 4 Pílulas de Informações, onde foram destacados os comportamentos e as atitudes desejáveis em relação ao tema diversidade/PCDs.
Circuito Atitude Inclusiva
Em parceria com a Santa Causa, foi desenvolvida a atividade central a ação: o Circuito Atitude Inclusiva.
A atividade foi toda orientada por um monitor com deficiência que orientava sobre cada etapa do Circuito, onde um desafio diferente era proposto. A ideia era que todos vivenciassem na prática situações do cotidiano enfrentada por profissionais com deficiência, compreendendo melhor que com a acessibilidade e os recursos de tecnologia essas pessoas podem levar um vida plena e serem incluído na sociedade.
mais resultados
5
dias da Semana da Diversidade
108
colaboradores participaram do "Circuito Atitude Inclusiva"