Em parceria com a LNB, a Penalty criou o concurso cultural #ABolaDoJogo, convocando crianças de até 14 anos para desenharem a bola da abertura da próxima temporada do NBB.
A Penalty é a fornecedora oficial de bolas da Liga Nacional de Basquete (LNB), detentora do Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição brasileira de basquete masculino.
PRÊMIO LUSÓFONOS DA CRIATIVIDADE
Case Vencedor - Bronze - Categoria Uso da Imprensa
Devido à pandemia do novo coronavírus, a LNB decidiu cancelar a temporada 2019/2020, paralisando os jogos entre março e novembro de 2020.
Com tantos meses sem jogos, havia a necessidade de criar ações para engajar os fãs da modalidade durante o período e despertar novos públicos com interesse no basquete, principalmente adolescentes e crianças, que tiveram o ano letivo interrompido e, portanto, não teriam o contato com a modalidade nas aulas de educação física e no convívio escolar.
Relevância
Manter a relevância do basquete na mídia, especialmente no período sem jogos da modalidade.
A Bola da Nova Temporada
Ampliar a divulgação da bola Crossover Pro 7.8, que ganharia uma versão inédita para o jogo de abertura da nova temporada.
Interesse das Crianças
Despertar o interesse das crianças pela modalidade, promovendo uma atividade lúdica com esse público durante a quarentena.
Interesse da Imprensa
Com o concurso no ar, tínhamos, também, o desafio de coordenar a divulgação à imprensa, com o objetivo de alavancar a participação e engajamento do público.
Ações Realizadas
Fase 1 – Awareness
A divulgação do concurso foi realizada a partir da segunda quinzena de setembro de 2020, por meio das redes sociais do NBB e da Penalty.
Foram criados posts exclusivos da ação, estimulando que as crianças participassem do concurso e, ao mesmo tempo, gerasse awareness da marca e da bola que seria destaque no reinício da temporada.
Já com a imprensa, a estratégia da fase 1 foi divulgar em todo o país o concurso por meio de releases, reforçando o assunto em localidades do Brasil onde o basquete tem maior tradição de torcida e de esporte.
Fase 2 – Engajamento
Para a fase 2, período em que o voto popular iria decidir o desenho vencedor, além das divulgações nacionais e nas praças referência da modalidade, incluímos os principais veículos de imprensa das cidades dos autores dos desenhos finalistas.
Desta forma, engajamos para a votação online não apenas fãs de basquete, mas também o público regional representado por cada desenho finalista.
Fase 3 – O Resultado
Divulgamos o resultado do concurso nas redes sociais e imprensa, reforçando a comunicação na região do desenho vencedor.
Ainda nesta fase, o tema foi retomado para promover o início da nova temporada do NBB, e a bola customizada com o desenho da criança foi utilizada no jogo de abertura do campeonato.
A presença de causas sociais nos desenhos das crianças
Embora o concurso tivesse temática livre, grande parte dos desenhos recebidos tinham como tema causas sociais, como os quatro finalistas:
Conquistas Importantes
Na fase 1, um dos destaques de imprensa foram as menções sobre o concurso no quadro de esportes do jornal Tem Notícias, da TV Tem (afiliada Globo), exibido na região de Bauru, uma das principais praças da modalidade.
O programa exibiu alguns dos desenhos inscritos e convidou as crianças da região a participarem. Outro destaque televisivo foi no programa ESPN League, da ESPN Brasil, que explicou a dinâmica do concurso e exibiu um vídeo de um atleta do NBB convidando o público para participar da iniciativa.
Logo após as pautas na TV, o número de desenhos recebidos quintuplicou em apenas uma semana.
Já nas fases 2 e 3, fizemos um trabalho bastante direcionado às mídias regionais, que deram destaque a suas respectivas representantes.
Por exemplo, a finalista de Assis/SP, participou de um programa em uma rádio da cidade, enquanto a representante de Mogi das Cruzes/SP, teve sua foto na capa de um dos jornais da região.
Com isso, as estudantes receberam forte apoio do público e das equipes de basquete locais, engajando ainda mais a comunidade com a modalidade esportiva.
resultados
77
Matérias Publicadas na Mídia
60
Desenhos Válidos recebidos para o Concurso
3 .4M
Audiência gerada a partir das Matérias Publicadas
2 M
Valor equivalente, em reais, caso o cliente investisse em publicidade paga