Em 2020, o foco e as energias da empresa se voltaram com mais ênfase no fortalecimento da conexão dos times internos, sobretudo os de natureza operacional, com as estratégias da companhia.
Fornecedor líder de soluções de embalagem de valor agregado e infinitamente reciclável de metal e vidro, a Ardagh é uma empresa de origem irlandesa e tem uma presença verdadeiramente global. Opera em quase 70 instalações de produção de metal e vidro em 12 países, empregando mais de 16 mil pessoas e com vendas globais na ordem de US$ 7 bilhões ao ano.
No Brasil, a empresa opera desde 2016, com aproximadamente 600 colaboradores organizados em 03 unidades fabris: Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e Manaus (AM); e 01 unidade administrativa (matriz) em São Paulo (capital).
Até 2019, sua prioridade foi o enraizamento da cultura organizacional Ardagh junto aos times internos, respeitando tempos de assimilação e adequação às características regionais e nacionais. Em 2020, com o processo de evolução cultural já em estágio maduro, o foco e as energias da empresa se voltaram com mais ênfase no fortalecimento da conexão dos times internos, sobretudo os de natureza operacional, com as estratégias da empresa.
Para atender a esse desafio – e à percepção aferida em pesquisa – foi idealizado um projeto ambicioso, inédito e de proporções olímpicas!
Engajamento
Engajar os times internos em uma jornada dinâmica, lúdica, divertida e inclusiva tendo como pano de fundo o cenário olímpico e como rota o Mapa Estratégico da empresa.
Imersão nas Estratégias
Promover uma real imersão nas estratégias da empresa e, consequentemente, aumentando a familiaridade e domínio de conceito e processos junto aos colaboradores.
Reforçar Valores Organizacionais
Reforçar os valores organizacionais, conectando cultura e as estratégias.
Estratégias e ações táticas
Desafio 2020 – O Lançamento
Lançamento, em Agosto/20, do Desafio Ardagh 2020 – Nossas estratégias no alvo dos campeões. Tendo como ponto central de sua jornada um game 100% digital e mobile, acessado diretamente do celular, na palma da mão do funcionário.
O projeto foi desenhado como uma ponte entre Cultura (Confiança, Excelência e Trabalho em equipe) e o Negócio (Mapa estratégico) tendo o ano olímpico como pano de fundo.
Com o acirramento do cenário pandêmico mundial, o projeto foi totalmente adequado para o ambiente digital, aproveitando o movimento de inclusão digital e comunicacional que estava ocorrendo na Ardagh (o Brasil tornou-se a primeira unidade do mundo a ter 100% dos colaboradores com acesso ao e-mail corporativo) para reinventar-se.
Preparação – Junho e Agosto de 2020
Entre junho e agosto, foi realizada uma série de apresentações sobre o Desafio 2020 à média liderança da empresa, abordando seus objetivos e norteadores, destacando a metodologia de formação das equipes:
A formação das equipes não seria automática, mas orgânica. Antes mesmo do desafio ser lançado, colaboradores de diferentes funções, de uma mesma unidade, deveriam formar uma equipe com até 10 integrantes, e, juntos, elegerem um Capitão. Cada equipe representando um país e cada unidade, por sua vez, representou um continente;
A mensagem, trabalhada já na etapa preparatória era clara: reforçar o valor Trabalho em Equipe junto aos times internos, exercitando o senso de cooperação desde muito antes do “apito inicial”.
Ativação – de 13 a 17/07/20
Na segunda-feira, 13/07, todo o sistema de Comunicação Interna da Ardagh foi ativado, explicando a mecânica de disputa e instrumentalizando os “atletas” a ingressarem no Desafio:
– Formação das equipes com até 10 integrantes e eleição de uma capitão;
– Processo de dowload do aplicativo do Desafio 2020;
– Sate the Date para a Cerimônia de Abertura, realizada no dia 15/07.
Se tem jogos olímpicos, tem Cerimônia de Abertura! E a do Desafio 2020 inovou ao promover uma “live”, transmitida via Teams, podendo ser acessada diretamente do celular, com direito à tocha-olímpica e sorteio, ao vivo, dos continentes que cada unidade representaria na jornada.
Desafios Diários – de 20/07/20 a 18/08/20
Às 8h da manhã de 20/07, todos os colaboradores receberam uma mensagem em seus celulares anunciando a liberação do primeiro desafio a ser respondido. A mecânica duraria 30 dias ininterruptos.
Para garantir uma imersão ao mesmo tempo lúdica e instrutiva, cada desafio era precedido por um vídeo de 30 segundos no qual o personagem-locutor Latão Bueno apresentava o tema em disputa. Ao todo foram confeccionados 31 vídeos (1 por desafio + abertura) todos veiculados dentro do aplicativo!
resultados
70 %Taxa de Engajamento da Campanha
50Equipes Formadas para os Desafios Diários
63 %Taxa Média de Engajamento nos Desafios Diários