A estratégia foi usar a Comunicação Digital para mudar a forma de pagamento das doações e manter o trabalho de acolher, cuidar e incluir pessoas com deficiência na idade adulta.
Criada há 36 anos, a associação sem fins lucrativos promove atendimento especializado a pessoas com deficiência na idade adulta. Realiza atendimentos multidisciplinares integrando diagnósticos e processos terapêuticos, dando total apoio aos familiares e garantindo qualidade de vida às PcDs.
Prêmio Jatobá
Case Finalista 2021
Desde a fundação da Apabex, grande parte das contribuições de pessoas físicas eram feitas por meio do holerith dos funcionários do antigo Banespa (agora Santander). Entretanto, a partir de junho de 2021, surgiu a necessidade de mudar a forma de doar via holerith para o débito automático.
Havia uma grande preocupação com uma possível perda de volume de doações, caso as pessoas rejeitassem o novo modelo de contribuição, ainda mais num período de pandemia em que todos estão revendo gastos.
A perda de arrecadação comprometeria os atendimentos dos programas e, até, a existência da Apabex.
Importância das Doações
As doações são o único meio de existência e manutenção da Apabex. Mudar o formato já tão sedimentado entre os doadores, sem um planejamento de comunicação estruturado, poderia causar rejeição ao novo modelo, e consequente diminuição dos recursos da entidade.
Importância do Trabalho Social
Esta foi a principal motivação para desenvolver uma campanha de comunicação digital com foco no engajamento desse público, a fim de convertê-los a doadores por meio do débito automático.
Alguns números da Apabex
Mais de 200 pessoas atendidas nos últimos cinco anos e 10 mil doadores, além de instituições e empresas.
Estratégias
Nós tínhamos dois grandes desafios nesse projeto:
1) sensibilizar os doadores a respeito da importância da doação para manutenção do trabalho desenvolvido pela Apabex;
2) comunicar, de maneira eficaz, as maneiras de continuar sendo um doador da entidade.
Para tanto, desenvolvemos uma campanha de comunicação digital direcionada para os públicos, com personagem, ações de imprensa e conteúdo, mostrando a diferença que a Apabex faz na vida dos atendidos e suas famílias.
Aproveitamos a campanha para, também, explicar, didaticamente, o passo a passo para autorizar o débito automático, reiterando, mês a mês, a importância da autorização do débito em conta.
Ações Realizadas
Escolhemos a Vivi, atendida pela Apabex desde o início da entidade, para ser a personagem central da campanha. Ela apareceu em todos os materiais de divulgação que trabalhamos.
Vivi, personagem da campanha, atendida pela Apabex desde a fundação da entidade.
Por meio do disparo de e-mails marketing, demos o start à campanha, informando os doadores sobre o passo a passo para autorização do débito em conta.
Nas redes sociais, promovemos posts que mostravam os atendimentos e atividades que a Apabex oferece com os recursos advindos das doações, reforçando com links para a autorização do débito.
Passo a passo – Orientações sobre como autorizar o débito automático.
Posts em redes sociais e e-mail marketing.
No site da ONG, disponibilizamos materiais com as ações e atendimentos proporcionados pela Apabex, além de orientações sobre as mudanças na forma de doação.
O jornal da Apabex, publicação bimestral da entidade, também reforçou os materiais da campanha, divulgando uma reportagem sobre o tema.
Por fim, disparamos SMS a uma base pontual de contatos, para lembrar sobre a autorização do débito.
Feedbacks da Campanha.
Confira o vídeo-case da Campanha:
resultados
6 .2 K
contribuintes pagantes que aderiram ao débito automático
68 %
contribuintes aderiram ao débito automático
155
número de atendidos diretamente impactados com o resultado dos recursos via débito automático
7 .5 K
aumento das visitas ao site durante a campanha
33 %
taxa de engajamento médio na abertura dos e-mails
2 .6 K
doadores impactados pelos e-mails
467
doadores impactados via SMS
140
total de interações via redes sociais em publicações sobre o tema