Considerando os mais recentes indicadores de absenteísmo ligados a acidentes de trabalho e problemas de saúde ocupacional da AB Brasil nesta planta, tornou-se imperativo intensificar as ações de comunicação sobre o tema da Segurança ao longo de 2019.
A segurança sempre foi um dos pilares de atuação da AB Brasil, tanto em relação às atividades de seus times e profissionais, quanto em relação às condutas da empresa junto a fornecedores, consumidores, clientes e comunidades do entorno de suas unidades fabris.
O Safe engloba, entre outras coisas, os Diálogos Diários de Segurança (DDS), realizados rotineiramente em todas plantas e turnos; o Safety Tour, cujo propósito é identificar e reduzir as condições inseguras nas unidades operacionais, melhorando o 5S nas áreas; e o Projeto “Anjo da Guarda”, uma ferramenta de alerta que deve ser aplicada sempre que qualquer colaborador perceber que um colega de trabalho está praticando um ato inseguro, trabalhando o accountability e reconhecendo o profissional pelo engajamento ao tema.
Todas essas iniciativas são suportadas por ações e campanhas de comunicação interna dentro do planejamento tratado.
ENGAJAMENTO EM PEDERNEIRAS, SP
A unidade localizada no interior paulista não apenas é a que conta com o maior número de colaboradores e áreas, como também é a que abriga o maior volume de linhas de produção.
Consciência pela Segurança
Era preciso ampliar a consciência em toda a força de trabalho a respeito do tema, denotando que a segurança é algo que todos devem carregar consigo para o dia a dia, independente do ambiente onde estejam, dentro ou mesmo fora da empresa.
Estratégias e Ações Táticas
Campanha de Comunicação
Desenvolver uma campanha de endomarketing que teve como tema central “Como eu carrego a segurança para o meu dia a dia”.
A estratégia versou em nos apropriarmos de um pilar organizacional já bastante consolidado do ponto de vista interno, a segurança (Programa Safe), tornando os colaboradores verdadeiros protagonistas do tema e de suas histórias pessoais de vida, uma vez que teriam a oportunidade de mostrarem aos colegas como procuram vivenciar esse pilar para além dos muros da organização.
Protagonismo e Família
Além do protagonismo autoral, investimos fortemente durante toda a campanha em um importante fator alavancador de resultados: a família do colaborador.
Quando incluídos no sistema de comunicação interna de qualquer organização, familiares e amigos tornam-se vetores essenciais para garantir não apenas a aderência a um tema estratégico, colaborando para melhoria dos indicadores de turnover e absenteísmo, como também para ampliar a fidelização do funcionário à própria marca empregadora, atuando como agentes multiplicadores.
O Concurso Cultural
Dessa forma, estruturamos um concurso cultural no qual todos poderiam retratar e revelar momentos de seu cotidiano com familiares e amigos, nos quais aplicam conceitos atrelados à segurança e ao bem-estar de todos.
resultados
150Registros
Registros dos “momentos de segurança em família” clicados pelos empregados da AB Brasil em Pederneiras
37 %taxa de engajamento
Do total de 430 colaboradores, cerca de 150 participaram da campanha