Não existe experiência melhor do que realizar um job com sucesso. Nesse texto, apresento informações de um case de Relações Públicas, quando um dos nossos clientes realizou seu IPO na Bolsa de Valores.
Recentemente, um dos nossos clientes do núcleo de Relações Públicas, realizou seu IPO na B3 (Bolsa de Valores de SP). Para chegarmos no dia D (estreia na bolsa), foram meses de muito trabalho, planejamento estratégico, reuniões on-line (sim, sempre respeitamos o distanciamento social na pandemia) e troca de e-mails e mensagens.
Então, decidi compartilhar esse case de sucesso, pois ajuda a desenvolver boas práticas para jobs ligados a Assessoria de Imprensa e RP.
O Briefing
Um briefing completo, com dados relevantes, informações, imagens, etc é importantíssimo e cada vez mais raro hoje em dia. Para este case, a empresa estava planejando o IPO há anos e, para tornar o briefing numa ferramenta estratégica, fizemos parte dessa jornada desde o início. Nesse sentido, tínhamos todas as informações necessárias para planejar a divulgação à imprensa de forma correta e assertiva.
Comunicação Efetiva, Clara e Próxima entre Cliente e Agência
Por lei, a empresa que estiver no processo de abertura de capital deve realizar a publicação de comunicados em várias ocasiões. Sendo assim, o mercado e a imprensa devem ser informados.
Para que isso ocorra com assertividade, a comunicação entre o time da agência e o departamento de comunicação e jurídico do cliente tinha que ser, e foi, eficiente e claro. Realizamos um trabalho de várias mãos para alinharmos e definirmos como divulgar os comunicados já que eles tinham que sair nos dias corretos, com as mensagens chave, valores institucionais e informações pertinentes ao IPO.
O período de silêncio
Por lei, a Comissão de Valores Imobiliários estipula um período de silêncio às empresas que estão no processo de abertura de capital, sendo que números como faturamento, crescimento, projeções não podem ser divulgados.
Por isso, nós assessores de imprensa tivemos que trabalhar muito próximo ao departamento jurídico do cliente, respeitando assim a divulgação dos comunicados com o dados pertinentes sem prejudicar o período de silêncio.
Parcerias para o Dia D
Finalmente, chegou o dia de estreia na Bolsa. Tínhamos planejado um grande evento na B3 porém, com a pandemia ainda forte no Brasil, tivemos que adaptar. O evento foi menor e respeitando o distanciamento social, com falas ao vivo de porta-vozes, como o presidente da empresa, tudo transmitido via YouTube.
Também trabalhamos em parceria com a Assessoria de Imprensa da B3 para divulgarmos o release de estreia na bolsa. Esse trabalho começou também com muita antecedência, somando esforços para maximizar os resultados.
Resultados Midiáticos
Os resultados midiáticos foram incríveis, com matérias que incluíram as falas dos executivos e mensagens chave de valor institucional que estavam nos releases em centenas de veículos de comunicação, a grande maioria dos Tiers 1 e 2.
É claro que o trabalho de comunicação ainda continua. Agora, começam as fases de entrevistas e encontros de aproximação (on-line, é claro). Mas já considero esse job um grande sucesso! E tenho certeza que com o grande aprendizado que ele trouxe, outros virão.
Obs.: o Grupo Trama Reputale possui um contrato de confidencialidade com o cliente. Nesse sentido, não está autorizado a citar o nome da empresa, bem como apresentar informações estratégicas e resultados midiáticos mais explícitos de todo o processo.