Mais uma amostra da globalização. Em tempos de gripe suína – aquela que “se pega” no México, viaja de avião e vai parar em um montão de países, causando pânico na população – nada melhor do que discutir os prós e contras de um mundo cada vez mais sem fronteiras.

A 19ª Fitness Brasil Internacional, que acabou no último domingo, nos deu mais um exemplo de tendências globalizadas no setor. Um dos estandes mais movimentados do evento era o do Kangoo Jumps, aparelho que está sendo lançado no Brasil e que promete conquistar um grande número de adeptos.

O responsável pela vinda da engenhoca para cá é este aí da foto: o educador físico Júlio Neves. O Kangoo nasceu em Genebra, na Suíça, e foi projetado para auxiliar na reabilitação de pacientes com algum tipo de traumatologia.

Logo, expandiu suas funções e foi parar dentro das academias, prometendo exercício físicos com redução de impacto em até 80%. “A mulherada adora o aparelho, pois trabalha toda a região posterior da perna, como glúteos a panturrilhas. A inspiração do nome veio do característico animal australiano. O aparelho permite os mesmos exercícios que são feitos no trampolim, porém, com a possibilidade do indivíduo se deslocar de um lado para o outro, podendo ser utilizado em parques, vias públicas”, diz Neves.