Outubro Rosa, Novembro Azul, Consciência Negra e tantas outras datas devem figurar, não só no calendário anual, mas também no radar das empresas. Quando a sua marca se engaja a essas datas, mais do que conscientizar as pessoas, ela está se mostrando próxima e humanizando seu discurso. Tudo o que está em alta nesse “novo normal” que estamos vivendo.

 

Ao fazer campanhas de conscientização, as empresas reforçam seu zelo e cuidado com o seu maior recurso: o capital humano. E, com isso, contribuem para que seus profissionais tenham qualidade de vida dentro e fora do trabalho a longo prazo, afinal o que eles aprendem dentro da companhia, levam para casa. Ou seja, as informações acabam se estendendo para toda a família.

Separei alguns exemplos usando as datas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, mas você pode adaptá-las a qualquer outra agenda que sua empresa tenha interesse em trabalhar. Solidariedade e conscientização nunca é demais!

 

Outubro Rosa

 

A campanha foi criada para alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação reforça que é preciso olhar com atenção para a saúde da mulher. Você pode levar essas mensagens a seus colaboradores, não só durante esse mês, mas todo o ano, por meio de ações, como:

 

Palestras de órgãos competentes ou ONGs que abordam o tema com propriedade

A ideia é incentivar as mulheres a fazerem o autoexame da mama e a irem ao médico frequentemente. Atitudes como essa salvam vidas, pois se descoberta no início, a doença tem 95% de chance de cura.

 

Rodas de Conversa para que as mulheres contem suas histórias (ou de conhecidos)

Esses diálogos aproximam a empresa de seus colaboradores, tornam a empresa mais humana, além de facilitar a identificação de uma colaboradora com problemas e oferecer ajuda.

 

Matérias informativas nos canais internos de comunicação

Além das ações citadas acima é importante deixar as informações registradas nos canais de comunicação da empresa. Se a colaboradora tiver alguma dúvida e quiser consultar de novo as informações, ela pode procurar a empresa, que é uma fonte confiável.

 

Dia do “Vista o Rosa”

Escolha um dia do mês para que todos os colaboradores coloquem uma peça de roupa rosa para demostrarem engajamento com a campanha.

 

Novembro Azul

 

Esse foi o mês escolhido para a conscientização e a prevenção do câncer de próstata. Foi criado para chamar a atenção dos homens para a saúde, principalmente do câncer de próstata. Em muitos lugares, a doença ainda é um tabu e é a causa de morte de 28,6% da população masculina.

Quanto mais cedo o câncer for descoberto, mais chances de cura, por isso a Comunicação Interna das empresas devem fazer campanhas de conscientização e incentivo para os seus colaboradores.

Veja alguns exemplos de ações:

 

Palestras com médicos ou algum paciente curado

A ideia é desmistificar o tabu que alguns homens têm de irem ao médico e se cuidarem, além de mostrar que os exames feitos de forma precoce podem salvar vidas.

 

Distribuição de materiais informativos

Para alertar a todos sobre a importância da prevenção, você pode confeccionar materiais para os seus meios de comunicação internos, com dicas e informações sobre a campanha e o câncer de próstata, explicando sobre sintomas e periodicidade dos exames.

 

Rodas de Conversa sobre “Masculinidade Tóxica”

Muitos homens descuidam da sua saúde por terem sido criados em uma sociedade que traz o “machão” como modelo masculino a ser seguido. Por isso, eles deixam de ir ao médico e de se cuidar. Diante desse cenário, sugerimos promover uma palestra com o tema “Masculinidade Tóxica”, a fim de mostrar que os homens que pensam assim vão prejudicar a si mesmo, a longo prazo.