No dia 28 de janeiro, a Trama Comunicação realizou o lançamento do Brunch de Ideias, projeto cujo objetivo é compartilhar e disseminar conhecimentos e boas práticas na área de comunicação integrada e relações públicas, colaborando para o debate de temas contemporâneos e comuns a diversas organizações.
Na primeira edição do evento, na sede da agência, em Moema, compareceram aproximadamente 20 gestores e representantes de grandes empresas e instituições como Grupo Pão de Açúcar, Porto Seguro Seguros, Barilla, Banco Volkswagen, Avape, CISP, Associação Congregação Santa Catarina, SND, Hering, entre outras.
O discurso de boas-vindas coube à anfitriã do evento, sócio-fundadora e diretora-executiva da Trama, Leila Gasparindo, que expôs sobre como a interculturalidade está tão presente no dia a dia das corporações que atuam no Brasil, tornando-se praticamente impossível não considerar tal aspecto para estruturação de projetos comunicacionais com vistas ao desenvolvimento de lideranças e estímulo do senso de pertencimento. “Como já afirmava Schien (1996), a cultura organizacional tem como pilares as crenças e os valores centrais, mas precisa ser continuamente reforçada pelas práticas comunicacionais, por meio de rituais, cerimônias, estórias e mitos, valorização de atitudes, informação de normas e dispositivos simbólicos. O Planejamento de Comunicação Interna da Trama prevê uma visão estratégica da comunicação com foco no fortalecimento da cultura organizacional e o seu alinhamento aos objetivos de mercado da organização. Por isso, todas as ações são pensadas para reforçar tais pilares”, disse Leila.
Logo após, Eduardo Amati, consultor de educação corporativa e parceiro da Trama Comunicação, iniciou suas explanações falando sobre os diferentes modelos de líderes de liderados, como identificá-los e desenvolvê-los dentro das empresas. As atividades transcorreram com algumas dinâmicas de grupo e muita interação, com os convidados “trocando” cases-problema, ligados ao seu dia a dia e compartilhando soluções para os mesmos. Quer conversar mais sobre o assunto e conhecer nossas soluções, entre em contato!
O que os participantes acharam?
“Sempre encontramos treinamentos ou redes de benchmarking de diversas áreas e, sobretudo, nós, da área de Comunicação, fomentamos isso em nossas empresas para outros departamentos, mas nos esquecemos de nossa própria área! A iniciativa da Trama em nos proporcionar o Brunch de Ideias, além de ser o nosso momento de reflexão e atualização, é também uma oportunidade de trocarmos informações com nossos colegas de profissão” – Bruno Gerlin – Marketing CISP (Central de Informações São Paulo).
“Gostei muito da proposta do Brunch de Ideias com profissionais de Comunicação. O encontro, além de agradável e bem organizado, abordou um tema bem interessante e nos proporcionou a troca de conhecimento e boas práticas, nos dando a oportunidade de aprender coisas novas, estabelecer benchmarking e formar novas parcerias… Espero poder participar dos próximos… Foi uma experiência muito bacana!” – Cibele Rosa – Comunicação Corporativa – Porto Seguro Seguros.
“Em minha opinião, o Tema do encontro ‘A Comunicação e sua Influência na Liderança e Resultados’ foi um sucesso! A palestra da Leila, assim como a do Amati, foram ótimas porque cada um da sua maneira mostrou um pouquinho pra gente de como inovar a comunicação observando a cultura de cada instituição. Foi um momento bem dinâmico e que pudemos trocar experiências com outros colegas que vivenciam problemas parecidos em organizações diferentes. A Trama Comunicação está de parabéns pela iniciativa, no aguardo do próximo convite.” – Miriam Batista de Moraes – Comunicação Corporativa – Associação Congregação de Santa Catarina.