Está precisando fazer um briefing estratégico para que o seu time de Assessoria de Imprensa tenha um olhar ainda mais afinado – e alinhado – às necessidades do seu negócio? Separei nesse texto algumas dicas valiosas que vão te ajudar MUITO nessa tarefa. Confira.

 

O fluxo de informações entre empresa e imprensa apresenta benefícios para ambos os envolvidos. Se para a imprensa é interessante receber informações atualizadas para pautas e matérias, para as organizações, principalmente:

 

  • Melhora o relacionamento com a mídia;
  • Mantém a presença da empresa na imprensa;
  • Atinge seu público-alvo por meio dos canais que ele acessa;
  • Fortalece a reputação da sua marca.

 

Para que estes benefícios se realizem, é importante que o relacionamento com a imprensa esteja estruturado em uma estratégia de comunicação mais ampla. Nesse planejamento, são diversas as possibilidades de instrumentos a serem utilizados, podendo-se fazer:

 

  • o envio de press releases;
  • o envio de press kits;
  • realizar entrevistas;
  • promover encontros informais;
  • além de sugestões de pauta.

 

O que é e por que fazer um Briefing Estratégico para o seu projeto de Assessoria de Imprensa?

 

O briefing é um conjunto de orientações e instruções claras e organizadas para o seu projeto de Assessoria de Imprensa. Ele será o guia que direcionará todas as ações do seu time, sendo primordial para evitar descompassos na relação cliente-agência.

Desta forma, é importante fazer esse guia já no início do projeto, pois ele organizará todas as tarefas a serem realizadas, promovendo uma integração 360 do time. É possível ter uma gestão completa do projeto, além de otimizar tempo de todos.

 

Como fazer um Briefing Estratégico para alavancar suas ações de Assessoria de Imprensa? 

Para fazer um bom briefing de assessoria de imprensa, é importante conhecer não só a empresa, mas também – e principalmente – os objetivos gerais e específicos do projeto:

 

  • histórico;
  • área de atuação;
  • seus pontos sensíveis etc.

 

Fique de olho sempre: O briefing só será estratégico quando ele apresenta informações para além do produto ou projeto em si e traga questões que tornem possível apresentar esse contexto e dimensionar o impacto dessa novidade a ser noticiada.

A seguir, trago para você algumas perguntas estratégicas que devem estar no seu briefing. Elas vão te ajudar a desenhar e compreender os pontos chave do projeto:

 

  • Porque a empresa decidiu apostar nesse projeto/produto?
  • Qual o seu impacto para a sociedade?
  • Como ele poderá melhorar ou facilitar a vida das pessoas?
  • Como foi seu processo de desenvolvimento?
  • A concorrência tem algo similar? Se sim, como ela se posiciona nesse sentido?
  • Quanto foi investido para sua criação projeto?
  • Qual mensagem quer passar para a mídia? E para demais os públicos?
  • Quais são os principais objetivos a serem alcançados com essa assessoria?
  • Qual é a expectativa da empresa sobre este projeto?
  • Qual é o público alvo a ser atingido?
  • Qual é o orçamento disponível para esta ação?
  • Quais são as objeções considerando este projeto?
  • Quais são os prazos para execução das atividades?

 

Após ter as respostas para estas perguntas (e outras que se mostrarem necessárias), formate um documento único e torne-o acessível a todo o time. Ele deve estar sempre à mão de quem precisa, pois será um importante objeto de consulta durante todo o processo de divulgação do seu projeto.

E, para encerrar: não significa que você fez uma única vez que não é preciso revisitar o briefing, ok.? Sempre que surgir alguma novidade ou mudança de rota do projeto, o material deve ser atualizado e repassado a todos. Só assim ele será estratégico e eficiente, caso contrário, será mais um papel impresso na mesa das pessoas.

Gostou das dicas? Me conte o que achou aqui nos comentários e como podemos te ajudar ainda mais nesse desafio.