Branding é um conceito que envolve ações relacionadas a valores, propósito, posicionamento e identidade. O objetivo é gerar sensações e conexões entre marca e consumidor. Nesse texto, saiba como aproveitar ao máximo essa estratégia na gestão da sua marca.
Branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma empresa, envolvendo todas as ações, que tem por objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Entender o que é branding é compreender como utilizar um conjunto de estratégias, associadas a um trabalho efetivo de assessoria de imprensa, com o intuito de construir uma percepção positiva do público a respeito da sua marca, considerando seus valores, propósitos e posicionamento.
O objetivo desse trabalho é ainda garantir que todos seus públicos-alvo entendam seu posicionamento, potencializar sua relevância no mercado, aumentar sua visibilidade e fazer com que sua marca tenha uma boa reputação para que sua empresa cresça e se desenvolva de maneira sustentável.
E por que o Branding é importante?
A competitividade é alta e conseguir demonstrar diferenciais passou a ser necessário no mundo corporativo, assim como ter claros os valores da marca, propósito e posicionamento. A ideia é criar uma conexão com os clientes, fazer com que eles se identifiquem com a sua marca e, por isso, passem a consumi-la.
É preciso entender que sua marca não é apenas um logotipo ou um nome. Ela precisa ser um conjunto de sentimentos e experiências que os seus consumidores tiveram ou criaram do produto ou serviço que você oferece.
O processo de gestão proporciona diversos tipos de benefícios. O principal deles é o reconhecimento da marca de imediato e conexões emocionais, mas existem outros muito importantes também. São eles:
- Aumento da confiança do seu público;
- Presença na mente do consumidor;
- Maior valor atrelado à marca;
- Fidelidade com o público-alvo.
E para que isso ocorra da maneira esperada é preciso, antes de tudo, manter a consistência das ações, planejamentos e apresentações ante o mercado e ao público. A inconsistência no uso e na forma de trabalhar a sua marca pode comprometer a confiabilidade dos consumidores e ter um impacto negativo nas suas opiniões e na decisão do público.
Planejamento Estratégico para Gerir a Marca
É necessário ter em mente que todos os processos de gestão de marca se conversam, ou seja, o próximo passo só será bem sucedido se o anterior alcançar os dados e informações necessários para tal. Com isso, o conjunto de estratégias que criam, administram e reposicionam uma marca de acordo com as necessidades de uma empresa e como o público a percebe deve seguir alguns passos como:
- Identificar o público-alvo;
- Definição de posicionamento;
- Alinhamento das informações.
Por fim, o processo para colocar em prática a estratégia de gestão da marca passa pela construção do conceito da mesma para o público, alinhando os dados e as informações para buscar o posicionamento desejado.