De modo objetivo, os Brand Lovers são aqueles clientes que auxiliam uma marca a mensurar a satisfação do consumidor, pois acompanham lançamentos, e até ajudam na criação de novos produtos e movimentações no mercado de suas marcas favoritas e disseminam essas notícias em seus círculos de relacionamento.

Mas, em um mundo que se transforma tão rápido, o que, de fato, caracteriza uma marca amada e de que forma ela se mantém neste posto?

WhatsApp, Netflix, YouTube, Coca-Cola e Sadia estão na lista das dez marcas mais amadas pelo brasileiro em 2020, segundo a pesquisa realizada pela eCGlobal, uma plataforma de pesquisa de mercado.

E o que faz uma marca ser amada?

Investindo e trabalhando na forma com que ela se relaciona com os seus consumidores. É preciso gerar emoção na comunicação, engajamento e propósito de ser, além de qualidade.

As marcas que ganham o coração dos seus clientes são aquelas que, de forma muito assertiva, conseguem representar suas identidades e estilos de vida. É aquela empresa que possui projetos socioambientais, que apoia causas relacionadas à diversidade, que tem ações que representam as lutas em que seus consumidores estão inseridos.

Por que valorizar os Brand Lovers?

Os Brand Lovers têm extrema importância para os negócios, pois podem aumentar de forma considerável a exposição da marca, criando identificação e simpatia por outros usuários e, ainda, contribuindo para a geração de “buzz”, ou seja, expandindo o alcance da publicidade sem necessariamente investir em mídia, publicidade ou influenciadores.

Sendo assim, na hora de pensar a sua marca como um todo e, principalmente, em como aumentar a venda, é importante considerar a criação de uma experiência de compra positiva e de valor para seus clientes, capacitando seu time, inclusive, para atuar de maneira mais humana e pessoal, uma vez que os consumidores em geral valorizam esse tipo de contato.

Case – Singer: paixão de geração em geração

Algumas paixões por marcas começam, inclusive, na infância, como é o caso da Singer, fabricante de máquinas e acessórios de costura, cliente do Grupo Trama Reputale do Núcleo de RP. Quem nunca viu a avó, a tia ou a mãe costurar na famosa “pretinha”.

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A companhia completou 170 anos de história agora em agosto de 2021 e segue como líder de mercado, conquistando cada vez mais um público diverso como homens, crianças e jovens em geral. Neste caso, é um amor que passou de geração para geração e, mesmo depois de quase duas décadas, os Brand Lovers da Singer fazem com que a marca continue sendo top of mind do segmento.

“A Singer, que, por sua história, já tem um apelo emocional com o seu público, vem trabalhando a manutenção dessa paixão e despertando o interesse pela costura em diversas gerações. Por meio de um time de influenciadoras apaixonadas pela marca, desenvolve ações que incentivam o empreendedorismo, a geração de renda e a atividade de costurar como forma de terapia/hobby”, comenta Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.

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Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.

“Atuando de forma muito próxima a esse squad de Brand Lovers, a empresa oferece alguns privilégios aos seus influencers, como receber produtos em primeira mão, antes de serem lançados ao mercado. Além disso, a marca utiliza os conteúdos criados por esse público em suas próprias redes sociais, demonstrando transparência com seus consumidores e confiança em suas percepções e habilidades no segmento”, completa a executiva.

Relação de Troca

Percebe que há uma relação de troca? Os amantes da Singer são beneficiados e a empresa também, pois os seguidores das influenciadoras confiam de olhos fechados no que elas apresentam e demonstram em vídeos.

Neste trabalho com influenciadoras, a Singer também oferece um cupom de desconto para cada uma. Ou seja, elas são parte importantíssima dos negócios da companhia, tanto no sentido de vendas, como de feedback para que os produtos possam ser sempre melhorados.

Esse é um exemplo de como uma Love Brand pode estar próxima de seus consumidores, gerando engajamento e aproximação. Tudo isso faz parte do propósito de gerar experiências positivas e, consequentemente, emocionais.