Uma dos pontos polêmicos durante a palestra sobre publicidade nas mídias sociais foi a necessidade da profissionalização dos blogueiros. Marcelo Trípoli (iThink) comparou o trabalho de relacionamento com mídias sociais ao da assessoria de imprensa. “Nenhuma assessoria séria promete que o cliente sairá na capa da Veja. O trabalho com mídia social não é diferente. Criamos alguns indicadores de resultados, como audiência, tempo de conversão, etc, mas não podemos garantir que o resultado seja do jeito que o cliente espera”. Gustavo Fortes (Espalhe) acrescentou: “Não compramos mídia, o nosso negócio é fazer boca a boca”.

Lucas Mello, LiveAd, declarou: o “blogueiro não tem que ser profissional, mas a marca sim. Uma empresa tem que ser profissional o bastante para saber se o produto está maduro para o mercado ou se é preciso investir um pouco mais antes do lançamento. Tem que ser profissional para saber que os blogs podem falar bem ou mal dela. O blogueiro é uma pessoa comum como qualquer outra”.

Agora, na minha opinião, o blogueiro não tem mesmo que ser profissional. Justamente o que conta numa campanha de mídia social é sua espontaneidade. É isso que vai gerar credibilidade para os outros consumidores.