O uso do meio eletrônico como um canal de interação entre as pessoas não é mais novidade. Perfis no Twitter, Facebook e Orkut já fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Pesquisas recentes apontam que o Brasil possui 68 milhões de usuários de computador: são 35 milhões de perfis no Orkut, 9 milhões no Twitter e 5 milhões no Facebook.

De olho nesse público, as empresas têm aproveitando a internet para comunicarem-se com atuais e potencias clientes. Uma das ferramentas utilizadas é o blog corporativo, que segundo pesquisa da Júpiter Research, teve um aumento de leitores de 300% nos últimos quatro anos. Esse ambiente é um veículo de comunicação ideal para mostrar a transparência da empresa e por meio dele é possível detalhar seus produtos e serviços, criar um canal de comunicação direta, divulgar notícias e demonstrar sua expertise na área de atuação.

Renomadas companhias mantêm blogs com notícias e informações para leitores e clientes. É o caso de Brastemp, Intel, LG, Petrobras e Tecnisa, por exemplo. Já na área de tecnologia, temos a AVG Technologies, desenvolvedora do mais popular software gratuito para segurança de internet do mundo. O interessante é que essa companhia segmentou a atuação de seus blogs, falando sobre temas diversos. Enquanto o do CEO JR Smith comenta tanto sobre assuntos corporativos como também alerta para os perigos on-line, o On Social Media é voltado para a comunicação por meio de mídia sociais.

Mas a empresa não se restringe a falar apenas com imprensa, usuários, parceiros e investidores. A fabricante também dá voz aos profissionais responsáveis pelos produtos e explora muito o assunto onde é especialista: segurança da informação. São quatro blogs diferentes que têm como objetivo educar e alertar o usuário sobre as ameaças do mundo virtual: o Virus Lab – escrito pela equipe que cuida da criação de vacinas para novos vírus – e também os dos pesquisadores Nick FitzGerald, Roger Thompson e Karel Obluk.

O recado que as empresas dão ao mercado é simples: comunicação é tudo! Não basta apenas ter um bom produto ou serviço, é preciso criar um diálogo franco e sincero com o seu público. E, nesse quesito, a utilização de mídias sociais é imbatível.