Com o surgimento de novas empresas a concorrência para se destacar no mercado está cada vez maior. Mas, como é possível tornar a sua marca mais conhecida entre o público? Neste artigo vou te explicar o que é Awareness e quais os benefícios que pode trazer para a sua empresa.
Diariamente surgem novas empresas no mercado e o grande desafio que elas encontram é como fazer para se destacar diante os seus concorrentes.
Muitas delas recorrem a contratação de uma agência de comunicação, que por meio de suas estratégias proporcionam Awareness para ganhar destaque e tornar-se conhecido.
Mas, para isso é fundamental que tenha uma definição objetiva e clara de quem você é dentro de seu segmento, além de saber o posicionamento que quer ter no mercado.
O que é Awareness?
Awareness pode ser definido como a consciência da marca, ou seja, é uma métrica que mede quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. São os conceitos que as pessoas associam à determinada empresa, como o produto, serviço ou influência. Muitas marcas conseguem esse reconhecimento e conquistam uma forte atuação no mercado.
Um trabalho bem executado, vai ajudar a empresa a ser uma referência no segmento e consequentemente atrair mais atenção do público. Por exemplo, há vários produtos que são chamados pelo nome da marca e não pelo nome de verdade. Veja alguns:
- Maisena (Amido de Milho)
- Cotonetes (Hastes flexíveis)
- Catupiry (Requeijão cremoso)
- Bom Bril (Lã de aço)
- Pyrex (Refratário de vidro)
- Band-aid (Curativo)
- Tupperware (Potes de plástico)
- Xerox (Máquina de fotocópias)
- Sucrilhos (Cereal matinal)
- Durex (Fita adesiva)
Como conquistar Awareness para sua marca?
Agora você vai se perguntar quais são as estratégias que você precisa utilizar para que sua marca seja reconhecida no mercado. E eu te explico que são 4 pilares fundamentais:
1- Identidade: defina quem é a sua marca no mercado. Isso pode ser feito a partir das cores, formatos e design que é utilizada na sua identidade visual. A linguagem também é outro ponto e pode ser uma maneira de traçar a sua identidade;
2- Presença de Mercado: estar em canais que seu público possa estar para aumentar seu alcance. Por isso, escolha e investimento bem nisso;
3- Posicionamento: quais são os valores e conceitos que você quer que o público absorva? Aqui os consumidores vão enxergar melhor a marca. Por isso, é muito importante trazer seus diferenciais para que consiga superar o que o concorrente proporciona;
4- Conteúdo: pensar em como o que você está comunicando e agregar conhecimento, te ajuda a se destacar da concorrência. A produção de conteúdos por meio das redes sociais e até matérias no site da empresa pode ser um bom caminho.
Além desses pilares, para ter uma marca bem conhecida e estar no Top of Mind, é necessário outros elementos para trabalhar este reconhecimento:
- Ações de Assessoria de Imprensa e RP, como relacionamento com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais podem agregar valor a marca. Por terem um grande alcance, muitas empresas optam por investir nisso para aumentar o seu público;
- Seguir as políticas de SEO, ou seja, melhorar a otimização de palavras-chaves nos mecanismos de busca;
- Marque presença constante das redes sociais. Um bom trabalho de Digital, pode ajudar a sua empresa a definir as personas e atingir o público que almeja alcançar;
- Realize e/ou patrocine eventos. Se algum importante evento vê a sua marca como patrocinador, significa que a empresa é uma referência. Por isso, invista em ter bons parceiros;
- E claro, não podemos esquecer o velho e bom Marketing. Uma empresa que desenvolve boas e inovadoras ações de marketing tendem estar sempre presentes na boca do povo. Com um posicionamento bem definido, é possível ter mais autoridade nas ações de marketing e focar nas necessidades reais da empresa e dos seus consumidores. Ações e estratégias bem elaboradas, traz mais resultados positivos.
Quais os Benefícios em conquistar Awareness para a sua marca?
Todas essas estratégias atraem e chamam atenção do seu público-alvo. Por isso, aumentar o Awareness na empresa faz com que ela cresça e se torne cada vez mais conhecida. Ou seja, uma empresa bem lembrada no mercado, tem grande peso na escolha do cliente.
Além de contribuir para o aumento das indicações e clientes satisfeitos tendem a indicar mais e assim, vai trazer a marca o aumento de demanda necessário.
Mas lembre-se: uma marca não fica conhecida da noite para o dia. Por isso, tenha em mente que o posicionamento de marca forte e conciso estará sempre na mente das pessoas. Empresas bem posicionadas no mercado tem as suas vantagens e características presentes na cabeça do público.