Confira 6 dicas para você melhorar sua estratégia de Marketing Digital e fortalecer sua imagem e presença digital após a crise da COVID-19.
A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas para o mundo dos negócios, obrigou empresas a mudarem suas estratégias, principalmente em marketing e comunicação, além de evidenciar uma tendência que os profissionais da área apontam há anos: o digital não é mais uma opção.
Já falamos aqui no blog sobre a importância do marketing digital durante a pandemia, mas agora, com as pessoas retomando seus hábitos e voltando aos poucos à vida “normal”, como será possível manter o engajamento conquistado?
Uma coisa é certa: nada mais será como antes! Uma pesquisa do Observatório Febraban revelou que 35% dos brasileiros espera aumentar suas atividades on-line após a pandemia, 55% acreditam que não terão mudanças, enquanto apenas 9% esperam diminuí-las.
E para atender esses consumidores super conectados, você precisa se preparar para fortalecer sua presença online no “novo normal”. Por isso, separamos algumas dicas para você começar agora mesmo!
1 – Produza Conteúdo Relevante
Seja no marketing digital B2B ou B2C, para criar autoridade de marca na internet, é preciso mostrar que a empresa é referência no assunto, e por isso o conteúdo relevante é essencial. O objetivo da publicação pode ser informar, educar ou até mesmo entreter. Os formatos são muitos: posts em redes sociais, e-books, vídeos, podcasts, artigos, webinar, enfim, escolha aquele que melhor se adapta à sua audiência.
2 – Invista na Identidade Visual
Ter uma identidade visual atraente é extremamente importante para sua empresa se destacar na multidão, principalmente quando falamos em marketing digital B2C. Pense na quantidade de posts que o seu cliente vê diariamente na internet, é preciso causar impacto e chamar atenção a partir do visual. Se a sua empresa já tem um guia de marca, esse processo será mais fácil, mas não deixe de pensar nessa ferramenta antes de iniciar a estratégia.
3 – Aprimore suas técnicas de SEO
Com o crescimento das atividades online muitas empresas migraram para a internet e com isso a concorrência por posicionamento nos buscadores aumentou. Criar uma estratégia de SEO bem definida é importante para sua empresa se destacar no Google e alcançar mais usuários e acessos.
4 – Conteúdo Audiovisual
Os vídeos são o tipo de formato com maior engajamento na internet, prova disso é que o Youtube é a rede social mais acessada no Brasil. A Cisco fez um estudo mostrando que até 2020, 82% do tráfego na internet seria gerado por vídeos, e as previsões estão se confirmando. Não é atoa que formatos de vídeos curtos como TikTok e Reels têm se popularizado tanto. Para sua marca se destacar e conquistar mais engajamento, pense em estratégias audiovisuais.
5 – Relacionamento é a chave do Sucesso
Quando falamos em internet, temos que ter em mente que se trata se um canal bidirecional de comunicação, isto é, existe a troca de mensagens entre emissor e receptor. Em tempos de isolamento social isso é ainda mais evidente, já que as pessoas precisam de contato.
Crie canais de comunicação direta com seus clientes e mostre que você se importa com eles. Seja por meio de comentários, direct ou inbox, incentive o diálogo nessas redes. Assim, a confiança e credibilidade da marca aumenta e consequentemente seu engajamento e resultados também.
6 – Monitore as Métricas e Resultados
O monitoramento das campanhas é ainda mais importante num período pós-pandemia. Os profissionais de marketing precisam mensurar os resultados alcançados, avaliar e entender as informações de tráfego, conversões e engajamento. A partir da compreensão do que deu certo e errado, será possível criar estratégias mais assertivas.