Para  uma pessoa que ainda não ingressou na vida profissional a palavra “engajamento” talvez remeta à quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos de uma publicação nas redes sociais. De fato, a visão não está errada dado que o termo é amplamente adotado para definir o nível de sucesso de tudo aquilo que é publicado online.

O que é engajamento de funcionários?

Quando falamos de engajamento de funcionários dentro de uma organização empresarial, estamos falando da participação ativa e do envolvimento genuíno dos(as) trabalhadores(as) na execução daquilo que a alta liderança da empresa planejou para conseguir os resultados desejados ao final de um período.

Com colaboradores engajados atingir esses objetivos é mais provável, já que pessoas envolvidas e comprometidas são mais propensas a inovar, colaborar efetivamente e permanecer leais à empresa, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e em melhores resultados.

Como a comunicação interna pode ajudar no engajamento de funcionários?

A comunicação interna desempenha papel fundamental na criação e manutenção dessa sensação de identificação e pertencimento. Transparência, feedback construtivo e canais abertos de comunicação são essenciais para manter os funcionários informados sobre metas, valores e conquistas, fortalecendo assim a conexão deles com a empresa.

Não se trata se uma tarefa fácil. Manter os funcionários engajados é um desafio contemporâneo e de escala global. Pesquisas recentes indicam que de cada dez colaboradores(as) apenas dois conseguem atingir esse nível de identificação.

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Como melhorar o engajamento de funcionários?

Criamos uma lista de boas práticas que podem ajudar a empresa a trilhar esse caminho de proximidade e aumentar o nível de engajamento das equipes.

1) Faça uma pesquisa de clima e satisfação com seus colaboradores

Antes de colocar em prática qualquer ação de engajamento é necessário descobrir quais delas seriam ideais para os times de sua empresa. Estruture uma pesquisa de clima e satisfação com todos os colaboradores para entender as preferências deles. Por meio dela, é possível que você descubra como deixar seus funcionários mais satisfeitos.

2) Estruture um Planejamento de Comunicação Interna

A falta de comunicação pode causar diversos conflitos entre o público interno, prejudicar a integração e interação entre os setores e até mesmo gerar confrontos. Isso porque, quando uma empresa não se comunica com seus colaboradores de forma sincera e transparente, dá margem para que eles pensem (e até mesmo falem) qualquer coisa sobre ela.

A escolha dos veículos internos é muito importante para garantir que todos recebam a mesma informação e, ao mesmo tempo. Para fazer com que a comunicação interna seja efetiva, crie canais e plataformas diferentes, para vários públicos, com diferentes linguagens (TV Corporativa, Murais Institucionais, Revistas e Jornais, Aplicativos, Site, Intranet, E-mail Marketing e outros).

3) Invista no desenvolvimento e na qualificação de seus profissionais

A falta de qualificação para exercer uma função é uma das causas para os profissionais se tornarem improdutivos. Portanto, mostre que sua empresa se preocupa em desenvolver seus funcionários.

É essencial investir em treinamentos e cursos para motivar os colaboradores. Assim, além de manter as pessoas mais felizes e engajadas, a empresa também contará com profissionais altamente capacitados e atualizados, de acordo com o mercado de trabalho. Esse tipo de iniciativa ajuda o colaborador a entender sua importância para a empresa e de sua função, estimulando seu aprendizado e satisfação profissional.

4) Desenvolva o seu quadro de liderança

Um bom líder deve ser capaz de motivar, incentivar e engajar os membros de seu time com os objetivos da empresa. Ele deve ser o exemplo para os demais colaboradores, representando os valores e a aspiração da empresa. Para que isso aconteça, invista em programas voltados para o desenvolvimento da liderança e aposte na participação deles no processo de implementação da cultura organizacional, de forma mais engajadora.

5) Tenha um plano de carreira estruturado e dê oportunidades

Nada desmotiva mais um funcionário(a) do que saber que não tem chance de evoluir e crescer dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental que sua companhia desenvolva um plano de carreira bem estruturado. Essa iniciativa é capaz de estimular o autodesenvolvimento do time, que passará a ter um objetivo profissional para alcançar na empresa.

6) Reconheça, valorize e agradeça

É necessário saber reconhecer quem faz, quem se destaca, quem sai na frente. Recompensas como aumento de salário, prêmios em dinheiro, viagens e gift cards também são elementos importantes para reconhecer bons profissionais. Além de prêmios, é preciso sempre fazer elogios quando percebe um bom trabalho, dar feedbacks ou até mesmo dizer obrigado. Outra forma de recompensar e reconhecer um bom profissional é por meio da celebração pelas conquistas.

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