Conquistar espaço no mercado em meio as inúmeras empresas já existentes pode ser um grande desafio, sobretudo, no começo. Para startups e pequenas empresas, lidar com a competitividade feroz do setor de negócios pode ser paralisante.

Entretanto, o que poucos sabem é que a assessoria de imprensa pode ser uma importante aliada no processo de impulsionamento dessas marcas.

O que é assessoria de imprensa?

Conforme a própria semântica das palavras indica, a assessoria de imprensa é uma atividade voltada para gerenciar a comunicação entre uma organização, empresa, pessoa ou instituição e os meios de comunicação, seja por meio de jornais, revistas, rádio, TV, blogs, podcasts, entrevistas etc.

“O principal objetivo da assessoria de imprensa é construir uma estratégia de comunicação sólida, a fim de manter uma imagem positiva e favorável de um negócio, serviço, produto ou indivíduo na mídia, influenciando a percepção do público e fortalecendo a reputação da marca”, explica Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do Grupo Trama Reputale.

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Fábio Saulo Costa, gerente de atendimento do núcleo de Relações Públicas do Grupo Trama Reputale.

Para as startups, a assessoria de imprensa pode ser uma importante aliada no processo de construção de imagem e captação de clientes, já que esse tipo de estratégia contribuí para a popularização e conhecimento do modelo de negócios, serviços e produtos.

Por que contratar uma assessoria de imprensa para a sua startup?

Mas afinal, por que uma startup deveria contratar uma assessoria de imprensa? Para responder essa pergunta, primeiro, precisamos entender como funciona esse tipo de trabalho na prática. Dito isso, separamos algumas das vantagens e possibilidades de atuação que esse serviço garante.

Visibilidade e Reconhecimento

A assessoria de imprensa pode ajudar a aumentar a visibilidade da sua startup, colocando-a em destaque na mídia. Matérias positivas em veículos respeitados podem contribuir para o reconhecimento da marca.

Construção de Credibilidade e Reputação

A cobertura positiva na mídia ajuda a construir credibilidade perante clientes, investidores e parceiros. O endosso de veículos de comunicação confiáveis pode influenciar positivamente a percepção do público em relação à sua startup.

Acesso a Redes de Contatos

Empresas altamente especializadas em assessoria de imprensa contam com amplas redes de contatos estabelecidas com jornalistas e influenciadores. Essas conexões podem facilitar a obtenção de cobertura em mídias relevantes para o seu público-alvo, o que pode inclusive auxiliar no processo de agregação de valor a um serviço ou produto.

Gestão de Crises

Uma assessoria de imprensa experiente pode ser fundamental na gestão de crises de imagem. Saber como lidar com situações adversas na mídia é crucial para minimizar danos à reputação de uma startup.

Atração de Investidores

Investidores muitas vezes acompanham a cobertura da mídia para avaliar o potencial de uma startup. Uma presença positiva na imprensa pode ser um diferencial na busca por financiamento.

Promoção de Conteúdo Inovador

Startups frequentemente têm histórias inovadoras para contar, e a assessoria de imprensa pode ajudar a promover essas narrativas de maneira atraente e estratégica.

Foco no Core Business

Ter profissionais especializados cuidando da comunicação permite que a equipe da startup se concentre nas atividades principais do negócio. Além disso, esse tipo de serviço também garante que as principais mensagens-chave estabelecidas pela empresa cheguem até o seu público-alvo, o que pode ser um grande auxílio para os departamentos de marketing.

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O mercado das startups e pequenos e médios negócios

De acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem mais de 6 milhões de pequenas e médias empresas no Brasil. Já as startups, são mais de 12, 7 mil ao redor do país, com um crescimento médio de dois dígitos por ano, de acordo com os números da Associação Brasileira de Startups.

Esses dados ilustram como o setor das PMEs (Pequenos e Médios Negócios) e startups movimentam a economia e a disponibilização de serviços no Brasil. Embora os dados sejam positivos para a economia, também ilustram um cenário de ampla competividade entre esses players. Por isso, investir numa gestão de comunicação inteligente de assessoria de imprensa pode ser a chave para o sucesso de um negócio.

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Sua startup está pronta para uma assessoria de imprensa?

Embora a assessoria de imprensa seja indicada para negócios de todos os tamanhos e setores, é importante que a sua empresa esteja preparada para trabalhar em conjunto com esses profissionais que serão responsáveis pela difusão da sua marca na imprensa.

Diante disso, é preciso ter bem estabelecido quais são os principais objetivos da empresa, dispor de porta-vozes aptos para concederem entrevistas e, claro, ter um time aberto e receptivo no processo de captação e divulgação de dados da empresa.

Além disso, para que a estratégia de assessoria de imprensa funcione é indispensável que o serviço ou produto também esteja dentro dos critérios e expectativas do público. Lembre-se, a assessoria de imprensa trabalha em total sinergia com os demais departamentos do negócio.

Como fazer um planejamento de assessoria de imprensa para startups e PMEs?

Criar um plano de assessoria de imprensa para startups e pequenas empresas é crucial para garantir uma comunicação eficaz e estratégica. Esse planejamento é customizável e deve obedecer às particularidades e objetivos de cada negócio. Entretanto, existem alguns passos que são imprescindíveis para nortear o andamento desse trabalho, são eles:

  • Definição de objetivos claros;
  • Conhecimento e estudo do público-alvo;
  • Desenvolvimento e aplicação de mensagens-chave;
  • Identificação e treinamento de porta-vozes;
  • Criação de metas mensuráveis;
  • Mapeamento de contatos e mídias estratégicas;
  • Monitoramento da mídia e avaliação de resultados.

Como escolher uma equipe de assessoria de imprensa qualificada?

A assessoria de imprensa é um trabalho extremamente estratégico, o que demanda certa complexidade para que ele seja desenvolvido de forma plena e garanta resultados. Por isso, escolher uma equipe de assessoria de imprensa qualificada é crucial, sobretudo, para startups e PMEs. Separamos algumas dicas que podem te nortear na hora da escolha:

Experiência no Setor

Prefira equipes com conhecimento comprovado no seu setor. Dessa forma, o processo de imersão será muito mais otimizado.

Reputação e Histórico

Verifique cases da empresa e experiências anteriores. Afinal, para gerar reputação para o seu negócio é importante que esses profissionais vivam isso na prática.

Networking e Relacionamentos

Confira a rede de contatos da equipe e entenda o processo de criação de mailings da empresa.

Compreensão da Mídia

Certifique-se de que a assessoria de imprensa tenha amplo conhecimento em vários canais e formatos de mídia.

Habilidades de Comunicação

Avalie a clareza na comunicação da empresa, além do repertório educacional e profissional da equipe.

Medição de Resultados

Verifique se existem métodos claros de avaliação e mensuração de resultados.

Por que o Grupo Trama Reputale?

Somos responsáveis pela estratégia de comunicação de grandes marcas nacionais e globais há mais de 29 anos. Por aqui, acreditamos no potencial transformador que a comunicação exerce no meio empresarial.

Para além do sólido histórico no mercado, contamos com um portfólio robusto de empresas de diversos tamanhos e setores. Além disso, desenvolvemos estratégias de assessoria de imprensa pautadas nas necessidades atuais das empresas, garantindo uma atuação 360° em diversos formatos e tipos de mídia.

Contate um dos nossos especialistas para entender como podemos acelerar o crescimento da sua startup!