Na primeira parte desse artigo eu foquei em consciência de marca e quais as ações que devem ser tomadas para que isso aconteça para a sua organização.  Nesta segunda parte do texto, foco em ações que são complementares e imprescindíveis, gerando um lastro para a marca: influência e da narrativa consolidada.

 

Vamos lá: Influência e Narrativa Consolidada

 

Todos sabemos o que é influência e como influenciamos pessoas e situações no nosso dia a dia profissional e pessoal. Mas como isso está relacionado com narrativa consolidada? Pois bem, vamos do princípio: o que é narrativa consolidada?  

Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história e é expressa por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.

Narrativas consolidadas também se aplicam às empresas, ou seja, quando uma organização se comunica efetivamente, de forma constante e estratégica com os seus diversos públicos ou stakeholders usando da sua influência, ela está utilizando uma narrativa consolidada.

É aí que um bom trabalho de assessoria de imprensa e relações públicas entra, para organizar, definir e comunicar as mensagens que a empresa quer passar.

 

Design da Narrativa

 

Uma das primeiras ações para uma boa narrativa empresarial consolidada é realizar o Design da Narrativa. Aqui na Trama, desenvolvemos essa metodologia que tem, justamente, o objetivo de ajudar nossos clientes no desafio de construir um discurso de marca único, original e inovador, além de alinhado e assertivo.  

Trata-se de um trabalho que contribui para que, não apenas as ações de assessoria de imprensa, mas qualquer estratégia de comunicação, ajude a marca a se posicionar de forma autêntica e, assim, impulsionar a consciência de marca – lembra da primeira parte do meu artigo? – e os negócios. 

Desta forma, sua empresa consegue estabelecer de forma clara qual é a sua identidade corporativa e como ela deve ser comunicada – por meio de quais expressões, destacando quais dados, fortalecendo quais atributos, etc. 

 

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Após o Design da Narrativa, é preciso criar um Position Paper

 

Nele, todas as mensagens-chaves da empresa, assim como detalhes importantes como números de colaboradores, faturamento, investimentos, entre outros detalhes importantíssimos estão definidos. Ter um position paper atualizado de forma permanente, de acordo com as mudanças de rota da empresa, é crucial  para manter uma comunicação alinhada, ou seja, com mensagens que cheguem de forma uníssona para todos os públicos – inclusive com a imprensa, favorecendo o fortalecimento da reputação da marca.

 

Mensagens-Chave

 

Com as mensagens-chave definidas e aprovadas pela direção da empresa, fica mais fácil de se comunicar com a imprensa. Além disso, essas mensagens serão usadas no releases, notas e comunicados desenvolvidos pela assessoria de imprensa, passando assim as ideias e conceitos corretos para a mídia e os veículos de comunicação. Dessa forma, atingiremos os públicos que a organização quer alcançar de forma assertiva e eficiente.  

Todas essas as ações geram um lastro para a marca, algo maior do que só Brand Awareness, que alias  é super importante, mas é apenas a ponta do iceberg do mundo complexo da comunicação corporativa. Essa comunicação eficaz e eficiente só é possível com muita organização, estratégia e por meio de várias ações, como as citadas acima.