Um dos grandes pilares de desenvolvimento do Brasil, e se não for o maior, a Engenharia precisa ser mais valorizada e divulgada entre os veículos de comunicação do Brasil. Separei 4 dicas de Assessoria de Imprensa – focadas nesse setor – para você aplicar agora mesmo, tanto na sua carreira como profissional liberal quanto para potencializar a comunicação da sua Organização ou Associação de Classe.
Hoje, se pararmos para pensar, a Engenharia fornece uma série de fontes que podem colaborar com reportagens que falam sobre diferentes assuntos. Entre alguns temas fundamentais no cenário nacional estão, por exemplo:
- o saneamento no Brasil;
- o desenvolvimento da Amazônia Sustentável;
- e, até mesmo, a questão da mobilidade urbana em grandes cidades.
Esse trabalho, realizado pelo time de Assessoria de Imprensa da Trama para o Instituto de Engenharia, pode ser muito bem estruturado também para o seu negócio ou carreira. Abaixo, listo 4 dicas e pontos importantes para criar um planejamento de comunicação integrada que vai trazer sucesso em ações relacionadas ao mundo da Engenharia. Vamos juntos?
1- Defina a sua melhor Estratégia
Traçando um paralelo com uma obra, eu que todas as etapas precisam ser traçadas minuciosamente, a estratégia de comunicação de uma ação pessoal ou empresarial também é fundamental. O primeiro passo, então, é estruturar um “belo briefing” com todas as informações necessárias sobre qual caminho seguir, quais veículos quer atingir e de qual maneira.
Feito isso, é importante traçar planos táticos que vão trilhar esse caminho, ou seja, planejar como agir com determinados jornalistas, veículos, abordagens e oportunidades. Importante: estruture planos A, B e e C para cada uma das ações, afim de que você não seja pego de surpresa; e siga corretamente todas as etapas para o sucesso do projeto.
2- Desenvolva Relacionamento com os Jornalistas, Formadores de Opinião e Influenciadores
Quando você está lidando com uma “fonte de comunicação”, que são os profissionais de engenharia, você não tem um “produto” para enviar aos jornalistas ou, até mesmo, algo factível. Mesmo assim, você tem um “nome”, um “cargo” e um “especialista” em determinado assunto.
Isso faz com que o time de Assessoria de Imprensa que esteja cuidando dessa ação seja muito bem relacionado com jornalistas de diversas áreas. Isso se dá com criação de relacionamento. O jornalista precisa lembrar de ti quando estiver produzindo uma reportagem e, por isso, se tiver construído com ele um diálogo anterior, mais fácil será para ele acionar essa lembrança.
3- Se conecte com temas do dia a dia (e seja rápido)
Agilidade e conexão com as informações do dia a dia vão ser fundamentais para emplacar um profissional da Engenharia em veículos de comunicação. Temas estratégicos que podem estar em discussões políticas, inovações ou, até mesmo acidentes são possíveis de serem trabalhados.
Por isso, é fique alinhado com o noticiário, ligado em uma futurologia, pois esse profissional da Engenharia pode ser fonte da notícia que vai sair no jornal das 7h.
4- Nunca esqueça do Digital
Uma forma muito legal – atual e estratégica – é a possibilitada pela integração da Assessoria de Imprensa com o Digital. Um trabalho 360 graus permite que você coloque o seu público no centro da estratégia, tendo contato com as ações de sucesso em todas as plataformas disponíveis, possibilitando assim, marcações e atração de “novos públicos” que estão em contato com assuntos explorados pelos engenheiros ou engenheiras.