De acordo com o relatório de Marketing de Eventos 2020, Benchmarks e Tendências elaboradora pela Bizzabo, 41% dos profissionais de marketing consideram os eventos como um dos canais mais eficazes para alcançar seus principais objetivos.
Por isso que participar de grandes eventos com uma assessoria de imprensa atuando na divulgação da empresa permite diretamente que, além do networking realizado, a marca aumente ainda mais a sua chance de exposição nos veículos de comunicação e no mercado em geral.
Neste texto, vamos entender o que significa o trabalho de Assessoria de Imprensa dentro de grandes eventos as vantagens desse trabalho.
O que é assessoria de imprensa e sua importância para eventos?
A assessoria de imprensa cria e mantem uma relação positiva entre uma empresa (evento) e os veículos de imprensa, além de gerenciar a comunicação com o público de interesse como: jornais, revistas, rádios, televisão e as redes sociais.
Quando falamos de eventos, a assessoria de imprensa tem como principal objetivo desempenhar um papel crucial na promoção e divulgação daquela convenção, evento ou feira.
Confira as funções desempenhadas por uma agência de comunicação para a divulgação de qualquer tipo de evento:
Como a assessoria de imprensa para eventos funciona?
Divulgação pré-evento e visibilidade
Os assessores de imprensa ajudam a criar expectativas e interesses antes do evento, divulgando informações relevantes, como palestrantes, atrações, temas e objetivos. Isso é realizado por press releases, entrevistas, artigos, encontros de relacionamento etc. Todas essas ferramentas de divulgação ajudam a aumentar a visibilidade do evento garantindo a cobertura da mídia positiva, atraindo um público amplo e destacando a importância do evento dentro do segmento que atua;
Relacionamento com a imprensa
A Assessoria de Imprensa atua como uma ponte entre a organização do evento e os profissionais de mídia, estabelecendo e mantendo bons relacionamentos com jornalistas em geral e garantindo uma cobertura positiva e precisa do evento. O apoio da imprensa pode ser percebido como uma validação externa da importância e relevância do evento.
Relacionamento com stakeholders
As atividades da assessoria de imprensa não se limitam apenas aos meios de comunicação, mas também envolve a gestão de relacionamentos com outros stakeholders, como patrocinadores, parceiros e participantes. Isso fortalece os laços entre a organização do evento e seus diversos públicos.
Posicionamento estratégico
A partir do posicionamento estratégico do evento que a assessoria de imprensa ajuda a destacar as características únicas, mensagens-chaves e propósitos específicos daquele evento, diferenciando o evento de outros já existentes no mercado;
Avaliação de impacto
Após o evento, a assessoria de imprensa avalia o impacto da cobertura midiática, analisando métricas como o alcance, a tonalidade (positiva, negativa e neutra) e as percepções geradas pela mídia. Essa avaliação fornece insights valiosos para eventos futuros para medir os investimentos em comunicação e as melhorias das estratégias de comunicação.
Sala de imprensa – um trabalho além da divulgação do evento
A sala de imprensa é um dos espaços mais cobiçados pelos jornalistas de um evento. É lá que os repórteres realizam entrevistas com os porta-vozes e acessam os recursos para a cobertura jornalística. Esses locais são de responsabilidade da assessoria de imprensa do evento e o principal objetivo é facilitar o fluxo eficiente de informações entre a organização e os meios de comunicação, garantindo uma cobertura precisa e oportuna do evento
Nos últimos meses o Grupo Trama Reputale foi responsável pela assessoria de imprensa de dois grandes eventos que ocorreram em São Paulo. O VTEX DAY – um dos maiores eventos de digital commerce e o Focus Fashion Summit, maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina. Juntos, os dois eventos contaram com a presença de mais de 200 profissionais de comunicação do brasil e do mundo.