Públicas ou privadas, escolas podem contar com os trabalhos de Assessoria de Imprensa para um bom posicionamento no setor e geração de novos negócios. Nesse texto, separei quatro dicas indispensáveis para aumentar (e muito) a visibilidade da sua marca. Confira!

 

As ações de Assessoria de Imprensa visam à construção – e manutenção – da reputação de uma empresa e/ou marca. Nesse sentido, a prioridade do trabalho de relacionamento com os jornalistas deve ser pautada por fatos, dados e notícias que favoreçam a imagem e os projetos da sua instituição.

Mas não só isso. Além desse posicionamento mais institucional, sua escola também pode conseguir novos alunos que, após conhecerem o seu trabalho por meio da imprensa, se interessarão em saber mais de perto como tudo funciona.

Pensando nessa casadinha de objetivos, todo o time de trabalho, tanto da escola/instituição quanto da Assessoria de Imprensa, precisam estar alinhados e focados para buscar por abordagens que despertem, ao mesmo tempo, o interesse:

 

  1. do público-alvo da sua marca (alunos, pais, possíveis investidores, colaboradores etc.);
  2. dos jornalistas que cobrem a área da educação.

 

É preciso levar em consideração a oportunidade de estar em espaços editoriais de forma a posicionar a marca enquanto especialista em determinado setor e, por consequência, ‘vender’ seu produto.

Cuidado: dependendo do viés escolhido, o assunto pode não interessar à imprensa por parecer comercial demais, ok.?

 

4 Estratégias para Aumentar a Visibilidade da sua Instituição

 

A seguir, eu te conto algumas estratégias que funcionam para a conquista de melhores resultados de imprensa e/ou mídia espontânea de acordo com esse cenário proposto acima.

 

1) Aproveite Assuntos Factuais e as Sazonalidades 

Essa é uma excelente oportunidade de estar na mídia de forma espontânea. Você consegue posicionar a direção da escola ou algum professor como especialista naquele tema.

Exemplos: você pode usar um professor de matemática, com noções de gestão, como fonte em pautas de economia ou finanças. Um docente da área de ciências ou biologia, como fonte de matérias sobre meio ambiente, questão climática, entre outros relacionados.

A instituição torna-se referência como geradora de conteúdo relevante e de verdadeiro interesse público. Resumindo: conteúdo noticioso, o que busca todo jornalista.

 

2) Divulgue Pesquisas e Estudos Próprios

A ligação entre os dados apontados em uma pesquisa ou estudo, funciona como um atestado de alinhamento da sua instituição com as tendências sociais. É a justificativa perfeita para ganhar mais visibilidade junto aos jornalistas que buscam por fontes confiáveis, ao mesmo tempo que você aumenta sua importância e engaja a sociedade com uma marca que se preocupa com o bem-comum (e não só em fazer matrículas).

 

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3) Promova Experiências Exclusivas para Jornalistas e Formadores de Opinião

A ideia aqui é uma ação de relacionamento com objetivo de aproximar e oferecer uma oportunidade para que a imprensa veja, na prática, tudo aquilo que é narrado nos releases. É mostrar a notícia acontecendo!

Em tempos de isolamento social como o que estamos vivenciando, o “pulo do gato” está na customização dessas atividades, explorando, por exemplo, o mundo virtual.

Vale pensar num evento conectado via Internet, cada um no seu espaço, seguro, e interagindo ao vivo, numa chamada de vídeo, por exemplo. As lives mostraram que esse tipo de coisa funciona e que, especialmente o público brasileiro, gosta disso.

 

4) Mostre Cases de Sucesso

Essa é aquela dica que complementa todas as outras ações e reforça a possibilidade de transformar posicionamento em negócio.

Uma atividade que consiste em mapear alunos com histórias interessantes e de sucesso, relacionadas com as atividades educacionais que viveram na instituição, e que possam ser personagens em pautas da imprensa, exemplos reais daquilo que esta sendo noticiado, mostrando que se a experiência em determinada instituição fez a diferença para uma pessoa, pode também fazer na história de outros.