Assessoria de Imprensa é essencial para tratar de forma adequada a gestão de crises e o posicionamento das marcas e empresas em meio à pandemia. Separei 3 dicas para você usar melhor essa ferramenta e potencializar sua comunicação durante esse período. Confira!
Algo que tem se destacado neste período de crise causado pela pandemia do novo coronavírus é a forma como as organizações se posicionam e agem para evitar e gerenciar as instabilidades, além de manter suas ações alinhadas com a estratégia pensada antes da Covid.
O mundo inteiro está em crise e o que está sendo afetado não é só a reputação das empresas, mas também a forma com que elas transmitem suas mensagens institucionais para os diversos públicos.
Nesse momento, a assessoria de imprensa passou a ter um papel ainda mais substancial na missão de munir os jornalistas com informações relevantes e factuais de forma a posicionar seus clientes como especialistas em determinado assunto, referência da área de atuação e fonte confiável.
Então, para fazer assessoria em meio à pandemia é preciso repensar estratégias e, mais do que isso, valorizar profissionais e agências especializados no assunto, com destaque para três pontos essenciais:
1 – Relacionamento com Jornalistas
As redações estão cada vez mais enxutas, por muitos fatores, mas de forma especial atualmente, pela adoção maciça do home-office e pela jornada reduzida de trabalho a que muitos profissionais da imprensa foram submetidos nesse período.
Agrava esse cenário o acúmulo de tarefas aos redatores, que passam a depender muito dos assessores. Desta maneira, da parte das assessorias, fazer follow-up para vender as pautas passou a ser uma tarefa bem mais difícil, por exemplo.
E quem se dá bem nesse caso é aquele que construiu uma boa rede de contatos, mantém proximidade com os jornalistas e possuem acesso a eles por celular, whatsapp ou até via directs nas mídias sociais.
Por parte da imprensa, serão priorizados os que são reconhecidos por passar aos veículos informações relevantes e factuais em seus releases ou sugestões de pauta e costumam garantir o acesso às fontes de alto nível de credibilidade, mostrando-se fundamentalmente úteis para o desenvolvimento de uma boa notícia.
Talvez nunca tenha sido tão valorizado o relacionamento como neste momento. Aqui, falamos também da sua relação com imprensa, estabelecida por meio do trabalho de seus assessores.
2- Novos Canais de Informação
Segundo dados do mais recente e importante estudo do setor, o Digital News Report, do Reuters Institute, as redes sociais são uma das plataformas de mídia mais utilizadas atualmente no consumo de informação/notícia, destacando o Facebook. Sendo assim é bom ajustar suas estratégias de comunicação de acordo com essa tendência e pensar em ter uma assessoria alinhada com os conceitos e comportamentos da atualidade.
Pensar na produção de conteúdo adaptado às redes, com linguagem mais casual e de mais fácil compreensão, sem pecar na qualidade e sem descuidar da transmissão correta das mensagens institucionais, além de valorizar nos mailings os veículos que reproduzem as notícias em suas mídias sociais, amplificando o alcance das informações.
3 – Time com expertise
Meu último toque em relação à assessoria em tempos de Covid-19 tem a ver com o reconhecimento de competência que você dá para quem está fazendo esse trabalho para você. É preciso buscar por quem garanta a entrega de um trabalho desenvolvido por um time de especialistas e que possam atuar como consultores de comunicação, norteando as campanhas de acordo com o momento e com aquilo que de fato faz sentido, que está em concordância com o mercado. Você precisa estar confiante e sentir-se amparado por seus assessores.
Estava "zapeando" e cai aqui na sua matéria com dicas inspiradoras.
Sua apresentação simpática de: ..."mãe, gateira." me deu vontade de deixar aqui um comentário e, sobretudo fazer um convite / sugestão de pauta (confiável, com acesso a fonte se desejar e extremamente excepcional), em tempo: "III Mostra Internacional de Violas de Arame - Edição Especial Minas Portugal – On Line que irá ao ar do dia 25 ao 27Março2021 – pelo canal violeiro Chico Lobo Oficial no YouTube - idealizador deste maravilhoso projeto, viabilizado pela Lei Aldir Blanc que proporcionará uma agenda rica que oferece, gratuitamente: uma conferência de abertura; shows e workshops com violeiros de Minas Gerais e Portugal. Um marco da união entre povos. Agora... Por quê Minas Gerais/ Portugal?
1º) Minas Gerais é considerada celeiro de grandes violeiros e há três anos reconheceu oficialmente a viola caipira (instrumento típico com 10 cordas, diferente do violão que tem 06), como Patrimônio Imaterial;
2º) A origem deste instrumento — que se abrasileirou e é responsável pelo nascimento de inúmeros ritmos — de norte a sul do Brasil —, é justamente de além mar. É ibérica. Mas quem inspirou a revitalização das violas de lá foram justamente as violas caipiras, daqui!
Para saber mais e se encantar deixo aqui alguns contatos da fonte:
— https://www.facebook.com/IIIMostraInternacionaldeViolasdeArameEdic.Especial/
— Para conhecer o idealizador (que também é bem gateiro :0) e o canal onde será transmitido: https://youtube.com/c/ChicoLoboOficial
— Contato da Produtora Realizadora deste evento: (31) 9 9954 6580 - violabrasiloficial@gmail.com
Fica a dica e o meu obrigada, desde já por sua arte de encantar!
A propósito, também sou bem gateira (tenho 8: 3 humanos e 5 felinos!!! :0)
Abração!