Você já percebeu que um trabalho de Assessoria de Imprensa é fundamental para que sua marca atinja mais visibilidade, entretanto, ainda não sabe como expor isso para quem têm o poder de contratar? Nesse artigo vamos conversar sobre os ganhos desse tipo de serviço e espero que as dicas te ajudem a passar esse recado adiante, ok?

 

Assessoria de Imprensa é um dos instrumentos da área de Relações Públicas responsáveis pela gestão de relacionamentos entre as organizações e a mídia, visando a construção de uma imagem positiva junto à opinião pública.

É a ferramenta a partir da qual se busca conseguir espaço espontâneo, fazendo-se valer da credibilidade dos jornalistas e veículos, com o objetivo de tornar públicas notícias importantes e estratégicas para uma determinada empresa, instituição ou personalidade.

Essa conquista é feita por meio da identificação e disseminação de informações, fatos e histórias relevantes que tenham apelo noticioso.

 

1ª dica para convencer seu chefe:

Visibilidade Qualificada

Uma das formas que o trabalho de Assessoria de Imprensa se realiza é a garantia de que todos os posicionamentos da empresa perante uma questão serão sempre alinhados com as suas estratégias de negócios.

Assim, quando a sua empresa conquista um espaço na mídia, ele é conquistado pela relevância do conteúdo divulgado, fazendo com que o jornalista confie naquele material como verdadeiro, bem contextualizado e de interesse público.

Mais do que “aparecer”, o time de assessoria de imprensa se preocupa em “como aparecer”.

 

2ª dica para convencer seu chefe:

Quem não é visto, não é lembrado

Promova internamente uma reflexão sobre o assunto a partir dos resultados do prêmio Top Of Mind, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e considerado o mais importante levantamento de lembranças de marca do Brasil.

Utilize-o como um instrumento para conhecer quem lidera cada uma das categorias de mercado e propor uma avaliação sobre o porquê daquelas empresas estarem ali.

Para pautar o bate-papo, revisite as campanhas de comunicação das marcas vencedoras. Logo de cara vai perceber o tal alinhamento estratégico de comunicação que mencionamos no começo desse artigo.

 

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3ª dica para convencer seu chefe:

Reputação e Relacionamento

Para que se consiga uma maior e positiva exposição midiática, a empresa precisa investir em manter um bom relacionamento com os jornalistas.

Uma ação puxa a outra: a reputação mantida na mídia depende de um histórico de comunicação coerente e alinhado construído pela assessoria de imprensa, que entrega o conteúdo da empresa da forma que o jornalista busca [e precisa] [ e gosta].

Sendo assim, contratar uma assessoria de imprensa ganha mais força, pois só uma equipe com boa cultura midiática e conhecimento sobre os veículos – desde a linha editorial que seguem até o público com o qual conversam – terá condições de emplacar as mensagens da empresa.

 

4ª dica para convencer seu chefe:

Referência na área de Atuação

Essa não é a última dica, tampouco a menos importante.

Além de conquistar um espaço midiático qualitativo, outro bom motivo para contratar uma assessoria de imprensa está no fato de que uma empresa bem relacionada com a mídia, torna-se fonte de informação em sua área de atuação, uma referência de mercado, demonstrando expertise e domínio sobre aquilo que faz.

Deste modo, a comunicação da empresa fica bem estabelecida, amparada por ações efetivas, como ferramenta estratégica ideal para o cumprimento das metas.

 

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E se você contou ao seu chefe tudo isso que leu aqui e conseguiu convencê-lo da importância do trabalho de uma assessoria de imprensa, aproveita para conhecer melhor o trabalho realizado pela Trama nessa área há 24 anos.

Venha bater um papo com a gente!