A assessoria de imprensa é uma das atividades de relações públicas/comunicação é responsável pela gestão de relacionamentos entre organizações e a imprensa, visando a construção de uma imagem positiva perante a opinião pública.
O trabalho baseia-se na obtenção de mídia espontânea em canais comunicação de alta credibilidade como jornais, TV, rádio e Internet. A conquista é feita por meio da sugestão de fatos, dados e histórias relevantes, com apelo noticioso, de forma adequada ao perfil editorial dos veículos de comunicação. A meta é a obtenção de menções positivas, sem a compra de espaço como ocorre na publicidade.
As estratégias de comunicação baseiam-se na identificação de assuntos com relevância para os meios de comunicação e no desenvolvimento de relacionamento com a mídia de médio e longo prazo. O objetivo é tornar os porta-vozes da empresa fontes de informação confiáveis para jornalistas e, para isso, eles são preparados por meio de cursos de media training.
Como funciona o trabalho de Assessoria de Imprensa?
A principal intenção do trabalho de Assessoria de Imprensa é a de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística ou, ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema.
Para isso, as equipes que fazem parte, identificam oportunidades na mídia para fortalecer a imagem pública da empresa, gerindo suas informações de forma estratégica no contexto midiático, alinhando interesses da empresa com o da mídia local e nacional.
As estratégias na área de comunicação incluem ainda ações de proteção da marca, que englobam a monitoração da reputação da marca e o gerenciamento de crises midiáticas.
Como estruturar um trabalho de Assessoria de Imprensa?
O trabalho de assessoria de imprensa pode atender a diversos objetivos estratégicos, tanto de empresas públicas e privadas quanto de organizações com ou sem fins lucrativos, ou, ainda, de pessoa física, como artistas e profissionais liberais.
Dependendo da forma como for estruturado, o trabalho pode ser realizado apenas para informar um fato isolado, gerando uma percepção pública de imagem em curto prazo ou, ainda, contribuir para a construção da reputação de organizações e marcas em longo prazo, se for planejado e estruturado de forma estratégica, sistemática e constante.
Se ao invés de pontual, o serviço de assessoria for recorrente, ele pode ampliar sensivelmente a exposição midiática da marca e contribuir para o brand awareness, ou seja, para o quanto uma marca é lembrada de forma espontânea pelo consumidor.
E, se além de constante, ele for baseado em uma narrativa estruturada e sistemática, alinhada ao branding, o serviço de assessoria de imprensa é essencial e pode dar visibilidade as mensagens-chave da organização e construir uma narrativa que contribua para a forma como a organização quer ser reconhecida pela opinião pública.