O Painel “Cibercultura e pesquisas sobre blogs e conversações online” da Campus Party 2010 trouxe para os participantes uma nova visão: a dos pesquisadores e estudiosos ligados às Instituições de Ensino Superior. O painel, mediado por Sérgio Amadeu, do conselho científico da ABCiber, contou com Rogério Christofoletti da UFSC, Henrique Antoun da UFRJ, Sandra Montardo da Feevale e André Lemos da UFBA
A abertura da apresentação mostrou que a maior parte das pesquisas sobre blogs não é feita pela área de Comunicação, mas sim nas de Lingüística, Letras e Literatura, com 42% dos casos. Outro ponto levantado foi a entrada dos blogs no campo de estudos das universidades com a queda das tiragens dos veículos impressos e conseqüente busca de novas fronteiras de estudo.
Para Rogério Christofoletti, essa nova fronteira, que inicialmente foi pesquisada pelas suas peculiaridades, já é aceita pela academia, mas o foco das pesquisas não será mais os blogs em si e sim as novas metodologias que os blogs impõem à comunicação e quais são as métricas que os analisem.
O professor da UFBA, André Lemos, acredita que os blogs são poderosas ferramentas das práticas sócio-comunicacionais contemporâneas e são relevantes pela liberação e descentralização do emissor de conteúdo e a conseqüente reconfiguração social, cultural e política que os blogueiros assumem na comunicação.
Encerrando o painel, Sandra Montardo da Feevale e co-autora do livro Blogs.com, apresentou a necessidade e métodos para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas com foco mercadológico. Tais pesquisas podem ser desenvolvidas com focos intitucionais, promocionais ou mercadológicos pelas empresas e sua principal atuação é o monitoramento do conteúdo gerado pelo consumidor a respeito de uma marca.