Nos últimos anos os artigos ganharam mais espaço no mundo corporativo e de Assessoria de Imprensa. Com o avanço das mídias sociais e a criação de espaços de opinião em jornais, revistas e mídias especializadas, eles se tronaram essenciais para posicionar uma empresa na mídia e no mercado.
Mas o que são Artigos de Opinião?
Os artigos de opinião são um dos principais recursos que uma empresa e um executivo tem para compartilhar opiniões sobre o mercado, fortalecer uma tese, associar o papel da empresa a um compromisso social, posicionar-se como especialista e formador de opinião.
Artigos como Estratégia de Comunicação
Em uma Estratégia de Comunicação e de Relações Públicas, o artigo é usado para passar novos pontos de vista com conteúdos inovadores que chamem a atenção, ele é uma ferramenta usada para posicionar e colocar a empresa em destaque.
Sobre o papel desempenhado pelos artigos na estratégia de comunicação, Natália Kirsten, Brand Content Senior e Community Manager da NovaDAX, exchange que é cliente do Grupo Trama Reputale no núcleo de Relações Públicas, complementa:
“Com os artigos os executivos conseguem transmitir suas opiniões, traduzir o uso de tecnologias para o público em geral ao mesmo tempo que melhoram a reputação da marca nos dando mais força e respeito no mercado”.
O artigo é importante na estratégia de comunicação pois ele auxilia na fidelização da marca e coloca a empresa em evidência. Os conteúdos publicados contribuem para a construção de uma marca respeitada com visibilidade midiática.
Existem dois tipos de artigos, eles podem ser definidos das seguintes formas:
Artigo técnico
Nos artigos técnicos o objetivo é falar com um público específico mais qualificado que entende do assunto abordado. O grande desafio de um texto técnico é traduzir o assunto para uma linguagem que mostre seu real impacto na sociedade, deixando o conteúdo atrativo para o público-alvo.
Artigo de opinião
Já no artigo de opinião como o nome indica, é necessário expressar a visão sobre determinado tema, sempre trazendo um fundamento e uma novidade sobre o tópico escolhido, demostrando voz ativa sobre temas relevantes na área de atuação.
Uma maneira de conseguir uma boa exposição da marca é por meio de artigos de opinião assinados por executivos/porta-vozes da empresa. Ele pode fazer uma análise de um cenário que envolve o segmento em que atua ou até mesmo sobre assuntos que têm sido repercutidos no momento como, por exemplo, diversidade, ESG e inovação. Sempre algum tema que gere engajamento e identificação com a marca. É possível apresentar números exclusivos, resultados de pesquisas inéditas, entre outros dados relevantes ao mercado.
Este artigo, por exemplo, foi escrito pela CEO da NovaDAX Beibei Liu e publicado na revista Exame e destaca a importância de se utilizar plataformas de confiança para investir em criptoativos. Nele, a executiva apresenta um tema relacionada ao core business da empresa e, em consequência, se torna referência no mercado de criptoativos, além de contribuir para a reputação da exchange já que o artigo foi publicado em um veículo de imprensa de alta importância e relevância.
“A assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Essencialmente ela busca atender às demandas por informação relacionadas a uma organização ou fonte em particular, e artigos técnicos e de opinião são uma ferramenta superimportante para atingir esse objetivo, além de contribuir positivamente para a reputação das organizações e dos executivos”, afirma Fábio Saulo Costa, gerente do núcleo de RP da agência.
E como isso é capitalizado para a marca em termos de reputação?
Mostrando ao mercado o alto nível de qualificação de seus executivos, que são ouvidos como fonte por veículos consolidados no debate de temas importantes do seu setor de atuação, gerando assim confiabilidade e a percepção de autoridade em torno dessa marca.
Embora, muitas vezes não seja uma tarefa fácil escrever um artigo, ele permite o compartilhamento de informações e aproxima a empresa de seus leitores. Sua principal função é estabelecer uma relação de confiança e influenciar o público em relação à percepção da reputação da marca.
O Grupo Trama Reputale tem 27 anos de experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo e de estratégia e pode ajudar sua empresa a se estruturar nesse sentido
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