Na última semana de outubro aconteceu o evento mais importante de telecomunicações e tecnologia da informação na América Latina, o Futurecom. Como não podia deixar de ser, a área de exposições estava repleta de grandes empresas disputando a atenção do público para apresentar seus lançamentos.
Em meio a tantas novidades, a equipe da Trama teve o privilégio de conhecer essas novidades em primeira mão e lançar-se na aventura de comunicar uma grande novidade de uma pequena empresa. É curioso observar o fenômeno em torno do lançamento dos novos produtos das grandes empresas, ao passo em as pequenas lutam para lançar produtos mais novos ainda. Paradoxal.
As grandes empresas, com suas equipes de P&D e infra-estrutura organizacional, são reconhecidas pelos lançamentos sazonais. Em torno desse ritmo de produção, orbita o universo das agências que, por sua vez, se encarregam de pautar os jornais de todo o país.
Já as pequenas, em sua grande maioria, enfrentam os desafios característicos do início de seu negócio, o planejamento estratégico, a dinâmica da equipe, o sucesso nos primeiros anos de vida… Assim sendo, são poucas as que reconhecem a necessidade de contar com o trabalho qualificado de uma assessoria de imprensa capaz de estabelecer metas de comunicação e estabelecer um bom relacionamento com os veículos.
Pertencente a esse segundo grupo, a Aztek, empresa incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), localizado na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, apostou no trabalho da Trama para encarar esse desafio. Como comunicar o lançamento de uma solução de uma empresa inovadora?
Uma das 12 micro e pequenas empresas selecionadas, entre as 25 inscritas, para integrar o Espaço Empresa Inovadora, tínhamos a missão de fazer contato com os jornalistas e apresentar a proposta de mobile learning desenvolvida pela Aztek. Indicamos o trabalho dos jovens empreendedores, a paixão pela inovação e a crença de que a solução de mobile learning, de fato, tem condições de melhorar a comunicação entre os funcionários das empresas.
A fim de demonstrar as possibilidades da solução, a Aztek exibiu no Futurecom um vídeo produzido especialmente para apresentar o conceito de cloud computing. O vídeo “Octávio, a computação em nuvem e uma mala”, uma produção Tamago para a Aztek, com duração média de dois minutos e meio, foi apresentado para os visitantes do estande em um iPhone 4.
Sucesso total! Os jornalistas do Olhar Digital e do Correio Popular adoraram a novidade. Veja você também essa novidade no vídeo contido nesse post.
Muito bacana a iniciativa! O trabalho da assessoria de imprensa foi fundamental para a construção de uma identidade da marca na imprensa.