O primeiro trimestre de 2012 fechou com indicadores bastante positivos para a Trama Comunicação. A agência ampliou consideravelmente o seu portfólio de clientes, com grande incremento nos contratos de relacionamento com a imprensa, comunicação interna/endomarketing e produção de conteúdo. “Crescemos cerca de 15% nesses três primeiros meses. O mercado está aquecido e as empresas têm enxergado cada vez mais a necessidade de contar com agências especializadas em projetos de comunicação integrada, capazes de desenvolver estratégias de relacionamento com os mais diferentes públicos (stakeholders)”, afirma Leila Gasparindo, diretora executiva da Trama Comunicação.
Relacionamento com a Mídia
Duas importantes contas merecem destaque. Uma delas é a da Rede de Academias Pelé Club. Criada em 2005, a Pelé Club conta, atualmente, com quatro unidades em operação: Belém, no Pará, Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, e Itaim Bibi, em São Paulo. As academias contam com modernos softwares de treinamento físico, aquático e suporte de avaliação nutricional.
A Pelé Club contratou a Trama devido à expertise da agência na área de fitness e bem-estar, uma vez que a agência conta com um time de jornalistas e relações públicas especializado no setor, capazes de gerenciar e executar com eficiência estratégias de relacionamento com a imprensa, a exemplo do que já realiza para outros clientes como Fitness Brasil e Kangoo Jumps.
No Núcleo de Inovação da Trama, a grande novidade é a entrada do Porto Digital no portfólio de clientes. Localizado em Recife (PE), o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre indústria, governo e academia que resultou, após 12 anos de sua fundação, num dos principais ambientes de inovação e empreendedorismo do País. O Porto Digital também contratou a Trama para gerenciar estratégias de relacionamento com o público nas mídias sociais. “Um modelo de contrato que também tem sido cada vez mais frequente em nossa empresa”, diz Leila.
Comunicação Interna e Endomarketing
Dois novos contratos firmados no inicio de 2012 também despertam a atenção para o incremento da atuação da Trama em áreas como comunicação interna e endomarketing. Ambos procedem do setor bancário/financeiro.
O primeiro deles refere-se à Produban, empresa do Grupo Santander, na área de engenharia de equipamentos (hardware), com sede no Brasil e filiais em todo mundo. A Produban contratou a agência para desenvolver toda a comunicação interna com seus colaboradores (intranet, clipping analítico e campanhas de endomarketing), além de atuar na criação de peças publicitárias.
Já o Banco GMAC, instituição financeira ligada à rede de concessionárias Chevrolet, além dos serviços de comunicação interna e endomarketing, estabeleceu parceria com a Trama para produção de dois veículos jornalísticos destinados a parceiros e colaboradores, além das ações de relacionamento com a mídia.
Encerrando o rol de novos clientes estão a Mezzo Planejamento (consultoria de planejamento econômico-financeiro e desenvolvimento de projetos, que realiza serviços para empresas, governos e entidades associativas) e a Kaex (empresa voltada ao desenvolvimento de soluções para pasteurização, envase e automação industrial do setor de bebidas, incubada junto ao Cietec-USP, por sinal, outro cliente da Trama na área de empreendedorismo e inovação).
“A expectativa é que cresçamos cerca de 20% em 2012. As áreas de comunicação interna, endomarketing e mídias sociais estão em franco desenvolvimento e constituem o grande filão para investimento por parte das agências de comunicação. Como já temos esse know-how perante o mercado, as empresas ficam mais confiantes em construir conosco projetos que vão ao encontro dos seus valores e visões de futuro”, conclui Leila Gasparindo.