No final de 2013, acompanhamos, nos mais variados meios de comunicação, que o desempenho do setor agropecuário foi fundamental para que as estimativas de crescimento da economia brasileira não caíssem tanto. A queda no PIB brasileiro poderia ter sido maior se o desempenho do agronegócio não tivesse surpreendido. Ainda que representando apenas cerca de 5% do PIB, o setor se destaca no crescimento, passando de 8,4% para 10%. O resultado se explica por dois pilares: volume e preços. O setor vem de uma boa safra e se prepara para uma – se o clima ajudar – ainda maior.
Falando em bons ventos e aproveitando a pujança do agrobusiness brasileiro, a Trama comemora a conquista de mais uma conta para seu Núcleo de Comunicação Interna e Endomarketing. Trata-se da CHS Incorporated, multinacional de origem norte-americana.
A CHS (com matriz em Minneapolis – EUA, foto acima) é líder no setor agropecuário global e de propriedade de fazendeiros, rancheiros e cooperativas em todo os Estados Unidos. A empresa fornece energia, fertilizantes, serviços de comercialização de grãos, alimentos e ingredientes para alimentos, além de soluções comerciais que incluem seguro, serviços financeiros e de gerenciamento de riscos.
No Brasil desde 2003, a CHS já foi incluída na lista na Revista Fortune 100 e possui filiais no Paraná (Maringá e Paranaguá), Rio Grande do Sul (Cruz Alta e Rio Grande), Mato Grosso (Cuiabá e Sorriso) e Goiás (Goiânia). Atualmente, investe na ampliação de suas atividades também nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Globalmente, a empresa possui mais de 10 mil funcionários.
O contrato da CHS Incorporated com a Trama tem abrangência em toda a América do Sul e inclui o desenvolvimento de campanhas de endomarketing, publicações corporativas (Jornal CHS Notícias), manuais de integração, manuais de educação corporativa (Agro University CHS, na foto abaixo), ações de pesquisa/diagnóstico e mensuração de resultados.
O atendimento ficará sob a coordenação do sócio-proprietário e diretor da Trama, Adriano Zanni, e também dos analistas de comunicação Gabriel Mayer e Michel Baptista, além do envolvimento de toda a equipe de criação/design, comandada pela experiente diretora de arte, Lelê Godoy.
“Ampliar atuação em um dos segmentos mais pujantes de nosso País, o setor de agronegócios, sempre nos oferece boas e inovadoras perspectivas. Além disso, nossa área de projetos ligados à comunicação interna, design e endomarketing tem crescido vertiginosamente. Em 2013, a agência, como um todo, ampliou em 15% o seu faturamento líquido, o que comprova o aquecimento do mercado de comunicação corporativa”, diz o diretor de atendimento Adriano Zanni.
“As empresas e organizações estão cada vez mais preocupadas em incluir o seu público interno como prioridade também em suas ações de relacionamento e construção de imagem e reputação. O grande desafio do século XXI para nós, comunicadores, é desenvolver para os clientes estratégias que estimulem o senso de pertencimento e o espírito inovador. Tudo isso para alicerçar o crescimento de determinados setores da economia, como é o caso do agropecuário”, complementa.
ótimo post!