O planejamento de comunicação deve ser pensando de forma cuidadosa e tendo como principal ponto de partida os públicos estratégicos (stakeholders). “Pensar envolve indagações. E indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. Ou seja, para poder planejar é importante estudar os públicos e responder a alguns questionamentos básicos, principalmente respondendo à questão central: quais objetivos devem ser alcançados” – Oliveira (2001, p.35).
Para se obter um planejamento de sucesso é necessário seguir a 12 etapas: identificação da realidade organizacional, levantamento de informações, análise dos dados e construção de um diagnóstico, identificação dos públicos envolvidos, determinação de objetivos e metas, adoção de estratégias, previsão de formas alternativas de ação, estabelecimentos de ações necessárias, definição de recursos a serem alocados, fixação de técnicas de controle, implementação do planejamento e avaliação dos resultados – Kunsch (2003, p. 218)
É importante observar o ambiente e os públicos estratégicos inseridos em cada um deles – (ambiente interno, ambiente de mercado, ambiente público, ambiente competitivo/concorrentes e macroambiente). Apenas assim o planejamento será completo e poderá construir uma comunicação integrada.