Todos nós sabemos a importância de programas de reconhecimento e recompensa, sobretudo, quando se trata de gerar engajamento e despertar o senso de pertencimento nos colaboradores. As estratégias precisam estar alinhadas. Diversas áreas precisam ser corresponsáveis nesse processo: a comunicação corporativa, os recursos humanos ou gestão de pessoas, o conselho de administração, o marketing, entre outras. É preciso haver sinergia, portanto.
Mas, quero compartilhar aqui passos de vital importância para que tais estratégias rendam resultados efetivos e construam um case de sucesso. Ao longo de todos estes anos, na Trama, temos elaborado diversas propostas que vão ao encontro dessas dicas e têm surtido um resultado excelente nas corporações que atendemos. Converse conosco a respeito!
1. Alinhe o programa de reconhecimento e recompensas com os valores
Esse é o primeiro passo, talvez o primordial mesmo. O comportamento dos colaboradores que uma organização recompensa deve depender inteiramente de seu alinhamento com os valores e crenças da empresa. Ele simplesmente deve fazer TODO o sentido e não apenas algum. Não deve apresentar dissonância, nem ruídos de comunicação.
2. Use técnicas de storytelling
Cada colaborador que foi recompensado por ter ido além do chamada “dever”, chegando a uma grande ideia, ou atitude inovadora, ou ainda, ajudando seus pares, deve ter uma excelente história para contar a toda comunidade. Portanto, a implementação de técnicas de storytelling no ambiente corporativo para remontar essas histórias e incorporá-las em toda a sua estrutura de comunicação é uma oportunidade a não perder de vista.
Você pode usar vídeos para chegar até a pessoa por trás da iniciativa e compartilhar isso com toda a organização. Você também pode criar um storybank que mantém todos esses exemplos de excelência advindos dos colaboradores, de modo a puxar boas histórias da gaveta sempre que necessário.
3 . Seja criativo para definir as recompensas
Se o seu orçamento é enxuto, você sempre pode economizar e, em vez de oferecer recompensas no formato de incentivos financeiros, concentrar-se também no desenvolvimento profissional de um colaborador reconhecido por seu talento. Por exemplo: você pode dar-lhe oportunidades exclusivas que versem também sobre maiores responsabilidades: nomeá-lo como um funcionário campeão, indica-lo a participar de um painel de discussão junto ao board ou convidá-lo a participar de uma conferência com líderes. Certamente, ele vai se sentir ainda mais reconhecido.
4 . Atenda a sua audiência global
Diferenças culturais precisam ser levadas em consideração quando da criação de um programa global de reconhecimento e recompensas. Em muitos casos, o ato de ser recompensado publicamente pode ser algo extremamente positivo em um dado contexto, mas nem tanto em outro. Tudo depende!
Assim, em uma empresa de caráter multinacional, ou mesmo, em uma organização com filiais espalhadas por todo o Brasil, é fundamental observar o entorno, mapear e pesquisar as características culturais de onde aquela unidade da organização encontra-se instalada para uma boa seleção de recompensas, sócio-culturalmente significativas aos destinatários.
5. Dê uma abordagem em camadas
Muitas organizações adotam padrões de reconhecimento, nomenclaturas como “gold”, “prata” e “bronze” para recompensarem seus colaboradores em diferentes níveis. Mas o perigo aqui está em negligenciar aqueles que fizeram esforços, mas não necessariamente estão entre os três primeiros da eleição de boas ideias. Uma maneira de neutralizar este efeito é o de promover uma cultura de reconhecimento de todos os níveis durante o processo de recompensa.
Por exemplo: você pode reconhecer o esforço de um funcionário durante o seu “caminho” para alcançar determinado objetivo ou meta. Dessa forma, o reconhecimento não se limita a acontecer apenas na linha de chegada.
6. Ligue a responsabilidade social empresarial às recompensas e ao reconhecimento
Reconhecer aqueles que são socialmente responsáveis é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento dos funcionários, focando esforços em uma área em que eles e a sociedade em geral depositam grande valor hoje em dia. Isso tornou-se uma atividade essencial para qualquer organização do século XXI, sobretudo, para aquelas que sejam atrair novos colaboradores para dentro dela, enquanto ambientes promotores de boas ideias, boas atitudes.
7. Seja sempre completo e justo
Se você tem uma grande base de colaboradores e dezenas de nomeações a serem feitas enquanto promoções advindas de reconhecimento, pode ser difícil descobrir o vencedor. É por isso que vale a pena ser aprofundado no processo de nomeação para que você realmente conheça todos os prós e contras que os candidatos à vaga possuem. Você pode fazer isso através da realização de entrevistas face-a-face ou então levá-los a se apresentar para um grupo de colegas de trabalho, de forma que eles analisem os méritos.