Muitos ainda têm dúvidas sobre o que é e quais situações é preciso contratar uma assessoria de imprensa. A resposta é muito simples: quando uma marca ou empresa quer ter maior exposição na mídia e/ou se relacionar com a imprensa.
A assessoria de imprensa é uma das atividades de relações públicas/comunicação corporativa responsável pela gestão do relacionamento de organizações com os meios de comunicação.
Seu maior objetivo é o de despertar na imprensa interesse de cobertura jornalística, ou ainda, abrir oportunidades para entrevistas com fontes da organização, contribuindo para que a opinião pública conheça a posição da empresa frente a um assunto ou tema, gerando mídia espontânea e menções positivas para marcas em espaços editoriais, sem que a mesma pague diretamente por essa publicidade.
Esse trabalho é feito, em geral, por agências especializadas que contam com equipes dedicadas a manter contato frequente com os veículos de comunicação. Assim, realizam um trabalho de mão dupla: de um lado, identificam oportunidades na mídia para incluir o cliente; de outro, essas equipes levantam nos clientes informações e fatos com apelo noticioso e as oferecem para os jornalistas.
As possíveis razões ou fatos pelos quais uma organização pode entrar em contato com a mídia são:
- Lançamento de um novo produto/serviço;
- Novas tecnologias, inovações da empresa;
- Expansão dos negócios/investimentos e resultados financeiros;
- Políticas diferenciadas para os funcionários;
- Início de novas fábricas/escritórios;
- Eventos ou prêmios conquistados ou patrocinados pela organização;
- Lançamento de campanhas promocionais da organização;
- Visitas de autoridades/celebridades da empresa;
- Envolvimento em atividades locais/comunitárias;
- Envolvimento da comunidade.
A dinâmica de uma Assessoria de Imprensa
A equipe de assessoria de imprensa irá trabalhar, em conjunto com a equipe de marketing, para criar uma estratégia mais ampla de comunicação integrada. O objetivo é fortalecer a imagem da empresa e suas marcas, o que poderá refletir, direta ou indiretamente, no aumento das vendas e melhores desempenhos e resultados.
A dinâmica usada é a realização de uma reunião mensal ou mais para a definição dos assuntos que serão divulgados para a mídia e quais os veículos mais adequados e estratégicos para receber essa informação. Também são estabelecidas formas de mensurar os resultados obtidos.
Por que ampliar a visibilidade na mídia?
Pense que seu produto é mais inovador ou tem melhor relação custo/benefício em relação aos concorrentes, ou seja, que ele possui diferenciais importantes. Ou que a sua empresa está entrando em um mercado no qual ainda poucos a conhecem.
Dificilmente um anúncio publicitário poderá trazer informações detalhadas sobre um produto ou o desempenho de uma empresa no mesmo nível de uma matéria jornalística.
Além disso, em um anúncio está claro que é a empresa falando dela mesma, enquanto em uma matéria jornalística é um terceiro, ou seja, um formador de opinião, jornalista ou influenciador digital está referendando sua marca.
E por falar em destaque na mídia, entre tantas vantagens, ainda podemos considerar a melhoria de posicionamento no Google, já que as matérias publicadas nos portais de notícias também contribuem para posicionar melhor uma marca nos motores de busca.
Constância e Sistemática
Se for constante ao invés de pontual, o serviço de assessoria pode ampliar sensivelmente a exposição midiática da marca e contribuir para o brand awareness, ou seja, para o quanto uma marca é lembrada pelo consumidor.
Se além de constante for sistemático, dando espaço para mensagens-chave da organização alinhadas ao branding, o trabalho pode contribuir para a forma como a organização quer ser reconhecida pela opinião pública.
Gerenciamento de Crises
Além de tudo isso que já falamos aqui, por último, mas nada menos importante, deixo para explicar o papel fundamental do assessor de imprensa em um gerenciamento de crise.
Se uma empresa, marca ou produto é mencionado de forma negativa pela mídia, o assessor de imprensa age para garantir espaço de resposta para a empresa, de forma a reverter ou evitar que a opinião pública construa uma imagem negativa da marca.
E ai, vai incluir a assessoria de imprensa no seu plano de comunicação nesse ano?
Aqui na Trama temos 24 anos de experiência no relacionamento com jornalistas e muitos cases bacanas para te apresentar. Marque um papo com a gente! Queremos muito ajudar você e a sua empresa 😉