Criar conteúdo para mídias sociais parece simples quando consideramos a intuitividade das plataformas e o volume de conteúdo publicado todos os dias.

Mas, na verdade, é necessário muito trabalho e planejamento, especialmente quando existem objetivos estratégicos de marca, reputação e, claro, resultados de negócios.

Em tempos de hiper conectividade e de alto consumo de mídias sociais (são quase 160 milhões de usuários apenas no Brasil), não considerar esses canais em seu plano de marketing é perder inúmeras oportunidades de negócios e tornar sua marca cada vez mais distante de suas audiências estratégicas.

Ao incluir as redes sociais em sua estratégia de marketing e integrá-la aos demais canais e ações utilizadas, é preciso considerar algumas questões de extrema relevâncias para o sucesso dos seus perfis:

  • Sobre o quê a sua marca vai falar?
  • Por quê?

Essas duas perguntas são o ponto inicial de qualquer processo de planejamento de conteúdo para a internet, pois do contrário, se perdem as principais vantagens do ambiente online, como as possibilidades de alcançar uma audiência segmentada de maneira assertiva e obter insights importantes.

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Fernanda Bueno, Coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

“O planejamento de conteúdo é o ponto inicial para qualquer canal de comunicação. Nele é possível definir os tipos de temas, editorias, formatos e periodicidade. Você pode soltar a criatividade, desde que esteja alinhado com o propósito da empresa e a mensagem que a marca deseja transmitir”, relata Fernanda Bueno, Coordenadora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale.

5 dicas para melhorar o seu projeto editorial

Com as respostas em mãos, mais alguns passos são necessários para construir e manter sua reputação digital, criando oportunidades para a sua marca. Vamos às dicas?

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1) DEFINA SUAS ESTRATÉGIAS E OBJETIVOS

Primeiramente é preciso saber que mensagem você quer passar e onde quer chegar com ela, e, assim, produzir conteúdo que atenda às necessidades desses objetivos.

Você quer vender por meio dos seus perfis? Então é melhor estabelecer um padrão de conteúdo com linguagem mais dinâmica e posts integrados aos seus canais de vendas. Quer conquistar maior alcance e engajamento? Então é preciso pensar em um projeto que priorize conteúdo informativo e alinhado aos formatos e temas em alta.

São diversos os objetivos possíveis ao adotar mídias sociais como canais para a sua marca e cada um exige a definição clara de práticas mais adequadas ao que se pretende alcançar.

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2) SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO

Conhecer e definir seu público é essencial, pois só conhecendo seu perfil será possível estabelecer uma comunicação assertiva e criar uma conexão com ele, criando um impacto que atende suas necessidades e expectativas. Pense: por que a audiência que quer alcançar consumiria seu conteúdo? O que a faria se engajar com ele e compartilhá-lo?

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3) CONTEÚDOS ALINHADOS AOS VALORES DA MARCA

Ao produzir seus conteúdos, você precisa ter certeza de que ele está alinhado aos valores, pilares e propósito da sua marca, garantindo que suas mensagens-chave estarão presentes em tudo que publicar. Isso garante que sua presença digital será coerente com a sua identidade e posicionamento.

Quando estiver planejando qualquer conteúdo, considere como ele se conecta com a sua marca, qual mensagem-chave se destaca e como seu propósito pode ser associado ao mesmo. Outro ponto de atenção é: tão importante quando o que publica e a conexão com a marca, são as fontes utilizadas na produção do seu conteúdo.

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4) FREQUÊNCIA NAS PUBLICAÇÕES

Para criar um posicionamento efetivo e atrair mais pessoas a sua rede, é necessário que exista uma frequência nas publicações. O ideal é que sejam, ao menos, dois a três posts por semana.

Essa frequência não é definida apenas para manter a audiência interessada no seu perfil, mas para garantir que seus seguidores continuem a receber seu conteúdo e que novos usuários conheçam a sua marca, dada a preferência dos algoritmos das principais redes por perfis mais ativos com regularidade.

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5) ORGANIZAÇÃO E MONITORAMENTO

Para garantir que tudo isso acima seja cumprido, é necessária a organização da equipe. Você pode montar um cronograma de postagens, e detalhar os prazos de produção, redação, revisão, até a data da publicação.

Após a publicação, para saber se suas estratégias estão funcionando, você pode montar um relatório, onde irá observar as métricas de todas as publicações, criando uma análise final e insights para os próximos meses.

“Criar um relatório periódico é essencial, pois só assim você conseguirá mensurar seus resultados e entender se a estratégia está sendo efetiva e definir seus próximos passos”, completa Bueno.

Se quiser entender melhor o que cada métrica significa e o que cada uma indica sobre a sua marca, confira este artigo em nosso blog, com 7 métricas para acompanhar a performance da sua presença digital.

COLOQUE EM PRÁTICA!

Com essas dicas, você já está preparado para melhorar seus conteúdos e reputação digital, basta colocá-las em prática! Se quiser conferir como um bom projeto editorial pode trazer resultados.

Confira alguns de nossos cases para se inspirar!