Você ainda não incluiu os influenciadores digitais no planejamento do próximo ano? Não se preocupe! Dá uma olhadinha nas dicas que separamos aqui.
Aliar a estratégia de comunicação das marcas aos influenciadores digitais se tornou quase indispensável dentro das organizações. Isso acontece pelo alto índice de influência que esse público tem nas redes sociais. Não é à toa que eles ditam tendências, comportamentos e ajudam na construção da imagem das marcas.
O mais interessante de tudo isso é que esse movimento acontece de forma sutil e direcionada, mesmo quando a ação é paga, já que os próprios influenciadores digitais constroem o conteúdo que será divulgado junto com as empresas.
Isso mostra que a palavra de ordem para esse tipo de ação é: cocriação. Quando os influenciadores colaboram com o conteúdo, a comunicação fica mais próxima do público ao qual se destina. A iniciativa tem dado tão certo, que 92% dos profissionais de marketing consideram o chamado Marketing de Influência eficaz, conforme os dados da pesquisa publicada pela Linqia.
Bom, agora que você já entendeu a importância dos influenciadores digitais para a estratégia do negócio, confira o passo a passo para incluí-los no planejamento de 2020:
Liste as ações do próximo ano
Antes de qualquer coisa, é importante avaliar os projetos que você tem e como vai trabalhar com cada um deles. Alguns exemplos que podem fazer parte aí do seu planejamento são: lançamento de produto, expansão da empresa, assuntos institucionais ou reposicionamento de marca.
Entenda quais serão as campanhas
Depois de analisar todas as ações, chegou a hora de avaliar quais dessas realmente poderão virar campanhas com influenciadores digitais. Tudo vai depender da estratégia que você tem. Caso a ideia seja reposicionar uma marca, por exemplo, responda às seguintes perguntas: qual o perfil do público de interesse? O que almeja que esse público saiba da sua marca? Qual o resultado esperado para a ação?
Analise o perfil dos influenciadores
Após elencar tudo que deseja com a campanha, o próximo passo é avaliar o perfil ideal do influenciador digital que vai representar a empresa. Só não esqueça que essa pessoa deve conversar diretamente com o público que você quer atingir. Nós separamos os 3 principais perfis de influenciadores digitais que podem ajudar a bombar sua estratégia. Leia e depois me diga o que achou 🙂
Separe o budget
Inclua uma verba a mais no planejamento de comunicação, assim você poderá negociar como deseja fazer a ação com os influenciadores digitais em cada rede social.
Elabore o cronograma
Assim que definir toda a estratégia e o influenciador ideal, desenvolva um cronograma com todos os passos que a campanha deve ter. Isso vai ajudar muito no decorrer do processo.
Depois de tudo pronto, é só avaliar as métricas! Quer saber como faz isso? Separei um texto que escrevi sobre as principais métricas para mensurar os resultados com influenciadores digitais em cada uma das redes sociais. Tenho certeza que esse material vai te ajudar bastante!
Agora é com você! Faça o seu planejamento de 2020 e volte aqui para me contar como foi a experiência. Essa troca é fundamental para continuarmos te ajudando.
Bom trabalho!