Hoje, muito se fala que uma marca precisa gerar engajamento. Mas, para se chegar a um bom nível de interação – conseguindo, inclusive, mensurar esse engajamento – o trabalho de Relações Públicas é um dos pilares essenciais da construção de marcas consagradas.

 

Sempre foi uma tarefa constante da comunicação empresarial pautar assuntos relevantes sobre as marcas, criando e mantendo diálogos e interações entre as organizações e seus stakeholders.

Cada vez mais, as empresas estão observando a importância de estarem mais próximas e envolvidas com os seus clientes; sendo assim, sentem diariamente essa “pressão” do mercado para realizarem atividades que garantam que essa tarefa seja desempenhada com eficiência.

Nesse texto, separei três estratégias que considero super importantes e que levam à construção de marcas fortes: o brand awareness, a geração de conteúdos e o relacionamento.

 

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Brand Awareness

O brand awareness ou consciência de marca é o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores. Nesse sentido, o trabalho de Relações Públicas é fazer a marca ganhar notoriedade, ser bem lembrada pelo público e torná-la diferenciada para o mercado.

Quanto maior e melhor for o brand awareness da marca, mais valor ela terá e menos dependerá de outros fatores como preço ou outras características para ser desejada.

Os meios de comunicação (rádio/TV/jornal/internet) desempenham um papel essencial, pois contribuem para gerar uma memória coletiva da marca, registrando sua história em capítulos e contribuindo para a formação da reputação da marca.

Costumo dizer que reputação é o que falam sobre sua marca. Por isso, a reputação é construída pela soma das notícias que os públicos recebem ao longo do tempo sobre uma marca.

As relações públicas desenvolvem ações estratégicas com alta capacidade de atrair atenção midiática e gerar narrativas favoráveis e espontâneas da mídia. E atinge melhores resultados principalmente com um serviço continuo de assessoria de imprensa que faça a divulgação de fatos noticiáveis em frequência, o que contribui para manter o brand awareness da marca.

 

 

A geração de conteúdos com profundidade

A segunda estratégia é a profundidade, ou seja, a capacidade da marca de gerar conteúdo e fazer suas mensagens chegarem até seus públicos. Pouco adianta ser bastante conhecida ou gerar muito conteúdo, se a marca tem uma reputação ruim ou sua credibilidade é colocada em xeque pelos consumidores ou pela sociedade.

Por isso, se diz hoje que o conteúdo em si não é mais o rei; a distribuição sim. Os canais usados para acessar informação já são mais poderosos do que os geradores de conteúdo. Por isso, outro papel essencial das relações públicas nos dias atuais é identificar entre os públicos estratégicos, formadores de opinião que possam falar em favor da marca e que tenham maior poder de influência sobre o consumidor. Assim, a empresa pode ter suas mensagens ampliadas com outros influenciadores digitais.

 

 

Ampliar a rede de relacionamentos

A terceira estratégia é o relacionamento, ou seja, a capacidade da marca de se relacionar com públicos estratégicos, ligados ou não diretamente ao negócio.

Além do consumidor em si, o sucesso de um empreendimento depende cada vez mais da coerência entre discurso da narrativa da marca e a prática exercida no relacionamento com todos os seus públicos, até mesmo com aqueles que não estão no dia a dia ligados a marca, mas que podem vir a colocar em risco o negócio.

É importante ressaltar que quando falamos públicos estratégicos, no plural, tem um bom motivo. Uma organização não se relaciona com um único grupo de pessoas, por isso é importante estabelecer relações diversas e interconectadas basicamente com:

 

  • público externo, incluindo consumidores, potenciais clientes, apreciadores dos produtos e quaisquer outras pessoas que, de alguma forma, se relacionem com a empresa e/ou com a marca;
  • mídia, que são os veículos de comunicação e as pessoas que os representam.

 

Todos esses públicos devem ser cuidadosamente trabalhados por meio de networking, parcerias e ações estratégicas.