O hábito de contar histórias é um dos conceitos mais antigos que acompanham os seres humanos e sua estruturação como seres sociais.
Com o desenvolvimento da escrita em papiros e, depois, em papéis feitos de celulose, a arte de transmitir uma história poderia ser eternizada para muitas gerações. Graças a essas técnicas podemos, ainda hoje, nos envolver com a Ilíada e a Odisseia de Homero, assim como as grandes tragédias shakespereanas ou mesmo grandes lições de estratégias de Sun Tzu.
A figura do contador de histórias tem um papel de destaque na formação dos aspectos culturais de um povo. Heróis, contos, jornadas, lições de moral, mitologia.
Hoje, o storytelling passou a ser utilizado como mais uma técnica de Marketing e Comunicação, trazendo maior familiaridade sobre o conceito de uma marca ou de um produto junto ao público, utilizando uma linha narrativa, clímax e desfecho, principalmente por meio de personagens, criando uma história que traga uma carga emocional/sensorial à relação com o cliente/consumidor. Confira mais sobre o processo de criação na nossa série de posts.
Essa já é uma prática utilizada nas campanhas brasileiras. A mais recente campanha da Samsung em parceria com a Vivo utilizou uma canção cult de Raul Seixas, Metamorfose Ambulante, para criar um vídeo de mais de 5 minutos reconstruindo um cenário primitivo dos primeiros seres humanos e como a tecnologia está no cerne da nossa civilização. O filme foi a campanha comercial mais vista no youtube no mês de fevereiro.
A Vivo também criou uma campanha do gênero, que gerou grande repercursão ao contextualizar uma conhecida canção dos anos 80, Eduardo e Mônica, da Legião Urbana, que ganhou vida e corpo em um filme de 4 minutos.
Existe muito espaço para a adoção de storytelling na estratégia de comunicação das empresas, seja através de videos, websites, materiais de ponto de venda ou mesmo na comunicação interna. Quer saber como a Trama pode oferecer soluções para sua organização? Acesse nosso site!