Um bom resultado em comunicação começa com uma boa contratação. As empresas no Brasil agora contam com um manual para guiar suas práticas e processos de contratação de fornecedores de comunicação. A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) criou um manual de boas práticas, voltado a gestores e profissionais de fonte estratégica ligados a área da Comunicação Corporativa.
O objetivo é melhorar os processos de seleção de fornecedores de serviços de comunicação. Para isso, o Manual Concorrência Legal apresenta os ‘Dez passos para uma concorrência legal’, e trata dos temas mais relevantes do ponto de vista das agências em uma dezena de tópicos sobre o assunto.
Abaixo estão os 10 itens selecionados pela entidade. O conteúdo completo, com mais informações e dicas sobre cada um dos tópicos, pode ser conferido no Manual concorrência legal.
1º – Faça um briefing único e direto. Defina o escopo da proposta deixando claras as necessidades de comunicação e seus objetivos.
2º – Dê tratamento igualitário e imparcial aos participantes.
3º – Apresente cronograma com prazos exequíveis de acordo com a complexidade do projeto.
4º – Estabeleça e divulgue os critérios de avaliação técnica e comercial.
5º – Avalie as competências a partir do portfólio e do perfil das lideranças das empresas concorrentes. A equipe de atendimento será contratada após a definição da agência vencedora.
6º – Compartilhe as respostas aos questionamentos com todos os envolvidos.
7º – Busque empresas que trabalham em conformidade com a legislação e verifique o regime de contratação da equipe.
8º – Respeite os direitos autorais dos participantes.
9º – Garanta a transparência ao processo e divulgue os resultados.
10º – Dê um feedback detalhado a todos os participantes.
A Abracom aceita sugestões de profissionais interessados em contribuir com a construção constante do documento. Interessados podem enviar críticas e contribuições pelo e-mail contato@abracom.org.br.