Sala de Imprensa | TP-Link
Voltar para sala de imprensa

TP-LINK oferece cinco dicas para montar uma rede doméstica

Rede Doméstica_2015326141743.png (944×593)
 
Empresa mostra o passo a passo simples para configurar uma rede eficiente e sem gastar dinheiro

São Paulo, março de 2015 – Uma rede doméstica, como o próprio nome já diz, é uma conexão instalada em casa. Ela permite compartilhar arquivos entre diferentes dispositivos, sejam eles desktopsnotebooks, impressoras, scanners, Smart TVs e outros hardwares. Com o constante crescimento do número de dispositivos móveis e aparelhos domésticos inteligentes dentro dos lares brasileiros, a necessidade desse tipo de rede fica cada dia mais evidente. Pensando nisso, a TP-LINK, empresa líder em equipamentos wireless e de banda larga, apresenta cinco passos para montar uma rede doméstica.

1. Conecte todos os seus dispositivos a uma mesma rede: O primeiro passo para configurar uma rede é colocar todos os computadores e dispositivos na mesma conexão de Internet. Esta conexão pode ser realizada por meio de cabos diretamente plugados ao roteador ou via wireless. A conexão por cabos é simples, mas tem como desvantagem a preocupação com a fiação aparente em sua casa. Por isso, o ideal é utilizar um roteador wireless, como o TL-WR841N da TP-LINK, que é uma solução quase livre de cabos e ideal para conectar notebooks, impressoras e scanners. Para tanto, basta instalá-lo (seguindo as instruções do guia de usuário que acompanha o equipamento) e conectar os computadores à rede wi-fi.

2. Configure sua rede: Este procedimento é válido para as versões do Windows 7 e 8.Após conectar os dispositivos ao roteador, acesse um desktop ou notebook e, no Windows, clique no botão “Iniciar” e, na caixa de pesquisa, digite “rede” para exibir a opção “Central de Rede e Compartilhamento”. Clique nela e, em seguida, selecione “Configurar uma nova conexão ou rede” e, depois, em “Configurar uma nova rede”. O assistente do Windows irá te guiar para adicionar outros dispositivos à rede. Vale ressaltar que a rede doméstica só será corretamente configurada se a rede for selecionada como doméstica ou corporativa. Além disso é preciso ativar a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos. Para isto, na “Central de Redes e Compartilhamento”, clique em “Alterar as configurações de compartilhamento avançadas” e deixe selecionado as opções de “Ativar descoberta de rede”.

3. Faça um teste: O Windows recomenda testar a rede para verificar se todos os computadores e dispositivos estão funcionado corretamente. Clique no botão “Iniciar”, em seguida no seu nome de usuário, depois, em “Rede” e confira se aparecem na tela todos os ícones e nomes de computadores e dispositivos conectados. Vale ressaltar que alguns aparelhos podem demorar a surgir no menu.

4. Adicione dispositivos e compartilhe arquivos: Caso algum dispositivo não se conecte à rede, vá em “Iniciar”, “Painel de Controle”, “Hardware e Sons”. Assim, você terá acesso às opções “Adicionar um dispositivo” ou “Adicionar impressora”. Siga os passos do assistente do Windows e instale corretamente os aparelhos. Vale ressaltar que há impressoras e scanners que utilizam a tecnologia bluetooth para se conectar à rede. Neste caso, é preciso se certificar que o dispositivo de bluetooth esteja ligado para estabelecer a conexão.

Com a rede doméstica configurada, você pode acessar os arquivos dos computadores conectados, enviar arquivos para impressoras e scanners ou mesmo criar uma pasta de compartilhamento comum. Para isto, clique em “Iniciar”, selecione seu usuário, crie uma pasta e clique na opção “Compartilhar com”, que aparece na janela ou com o botão direito do mouse. Assim, você terá a opção de compartilhar com ninguém, com o grupo doméstico apenas para leitura dos arquivos, ou com a permissão de alteração e gravação de dados.

5. Escolha um roteador confiável: Para montar uma rede sem fios é essencial escolher um bom roteador, mas claro, levando em consideração o custo-benefício, já que se trata de uma rede para uso pessoal. A TP-LINK oferece algumas ótimas opções que conseguem estabelecer uma conexão wireless eficiente e atingir até 15 vezes mais velocidade que produtos convencionais de tecnologia 802.11g. Os Roteadores Wireless N 300Mbps, modelos TL-WR841N e TL-WR841ND, possuem fácil configuração de criptografia de segurança, wireless com velocidade de até 300Mbps ideal para aplicações de consumo de banda ou sensíveis a interrupções e acompanham um CD com Assistente de Configuração Fácil que orienta passo a passo o processo de configuração e ajuda inclusive na configuração de rede wireless e de segurança. Tudo isso por R$ 99.

“Muitos usuários acabam utilizando pen drives e e-mail para enviar arquivos pessoais entre dispositivos próprios porque acham que configurar uma rede doméstica é algo de outro mundo, ou com alto custo. Queremos mudar essa cultura nos lares brasileiros, evidenciando as facilidades do uso de rede doméstica e apresentando soluções wireless com ótimo custo-benefício”, explica abio Appel, Coordenador de Produtos da TP-LINK no Brasil.

 

Sobre a TP-LINK
A TP-LINK é uma empresa global de produtos de rede e conectividade, líder em fornecimento de equipamentos Wireless e de banda larga. Seus produtos estão disponíveis em mais de 120 países para milhões de clientes e um de seus pilares é a área de Pesquisa e Desenvolvimento, que garante uma gama de soluções de conectividade como produtos para redes Wireless, ADSL, Roteadores, Switches, Câmeras IP, Adaptadores Powerline, Servidores de Impressão, Conversores de Mídia e Adaptadores de Rede para usuários do mundo todo.

 

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: